• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Comércio Internacional - Bacharelado
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno porte

Thumbnail
Mostra/Apri
TCC Daniel Izidoro.pdf (1.359Mb)
Data
2022-07-13
Autore
Izidoro, Daniel
Orientador
Gonçalves, Roberto Birch
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
A globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11408
Collections
  • Comércio Internacional - Bacharelado [189]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV