Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.authorIzidoro, Daniel
dc.contributor.otherFrança Júnior, Rogério da Silva
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.date.accessioned2023-01-07T21:36:57Z
dc.date.available2023-01-07T21:36:57Z
dc.date.issued2022-07-13
dc.date.submitted2022-06-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11408
dc.descriptionA globalização tem impulsionado as empresas ao crescimento, especialmente as micro e pequenas, que hoje possuem maiores oportunidades de negócios. Junto a essas oportunidades vem a perspectiva da internacionalização, que atualmente é algo alcançável pelas micro e pequenas empresas. Porém, ainda, é grande o número de empresas que se aventuram no mercado internacional, sem um suporte adequado, o que por vezes pode acarretar em frustrações ou decisões equivocadas por parte dos empresários. Neste sentido a Inteligência Competitiva surge como ferramenta de suporte a internacionalização das empresas, possibilitando que elas estejam munidas de ferramentas para a tomada de decisões de forma mais assertiva. Assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar um mecanismo de suporte à internacionalização de micro e pequenas empresas associadas à Microempa, apoiado na utilização da Inteligência Competitiva. Para alcançar este objetivo foi aplicado um questionário às micro e pequenas empresas associadas à Microempa, composto por 11 questões, onde buscou-se identificar o nível de internacionalização das empresas, bem como, o conhecimento e utilização da Inteligência Competitiva como ferramenta para a tomada de decisões destas empresas. Os resultados foram apurados de forma quantitativa, demonstrando que muitas empresas não estão inseridas no mercado internacional por falta de conhecimento ou por não possuírem informações e/ou suporte para tal. O que demonstra a importância de uma ferramenta, embasada pela Inteligência Competitiva, que sirva de apoio para o processo de internacionalização das micro e pequenas empresas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.titleA inteligência competitiva como mecanismo estratégico de internacionalização de empresas de micro e pequeno portept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples