Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.contributor.authorPossa, Maiara Zanon
dc.contributor.otherGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.otherVerruck, Fábio
dc.date.accessioned2023-01-12T00:07:51Z
dc.date.available2023-01-12T00:07:51Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11422
dc.descriptionNo contexto mundial e atual, a globalização favorece as relações internacionais tanto para negociações como para interação social. Diante disso, as exportações brasileiras vêm crescendo nos últimos anos. Esse movimento tem sido observado em vários setores, entre eles as exportações de frutas in natura. Devido às várias possibilidades existentes em termos de mercados-alvo, surge a necessidade de selecionar mercados potenciais e prioritários para desenvolver as etapas seguintes da exportação, buscando a inserção no mercado internacional. Inserido nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar mercados prioritários para as exportações da empresa estudada. Para tanto, a pesquisa será apresentada através do método misto, qualitativo e quantitativo, utilizando-se o método de estudo de caso Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados indicam que, dentre os critérios econômicos, comerciais e sociopolíticos, os que possuem o maior grau de importância na escolha dos mercados de destino das exportações são os comerciais. E, quanto à escolha dos mercados de destino, destaca-se Portugal como o país prioritário para as exportações de maçãs da empresa estudada. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn the current world context, globalization favors international relations to both negotiations and social interaction. Therefore, Brazilian exports have been growing in recent years. This movement has been observed in several sectors, among it the fresh fruits exportation. Due to the existing rage possibilities in terms of target markets terms, there is a need to select potential and priority markets to develop the next export stages, seeking insertion in the international market. Inserted in this context, the current work had as general objective to identify priority markets for the studied company's exports. Therefore, the research will be presented through the mixed method, qualitative and quantitative, using the Analytic Hierarchy Process (AHP) study case method. The results indicate that, among the economic, commercial and socio political criteria, those that have the highest degree of importance in the choice of export destination markets are the commercial ones. As for the choice of destination markets, Portugal stands out as the priority country for apple exports by the studied company. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectMercados - Farroupilha (RS)pt_BR
dc.subjectFrutas - Exportaçãopt_BR
dc.titleAnálise e seleção de mercados para a exportações de uma empresa do setor de frutas localizada em Farroupilhapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2021-12-08


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples