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dc.contributor.advisorMachado, Rosimeri
dc.contributor.authorBassani, Jessica
dc.contributor.otherDe Toni, Deonir
dc.contributor.otherKlein, Simone Fonseca de Andrade
dc.date.accessioned2023-01-20T12:10:27Z
dc.date.available2023-01-20T12:10:27Z
dc.date.issued2021-12-09
dc.date.submitted2021-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11468
dc.descriptionA globalização, juntamente com a internacionalização de negócios fez com que as distâncias entre as nações se encurtassem, possibilitando às empresas alcançarem novos mercados. Neste contexto, o marketing torna-se uma importante ferramenta de conhecimento para a inserção das empresas no exterior. Dessa forma, este estudo tem por objetivo analisar a importância do marketing no processo de internacionalização de empresas da região metropolitana da serra gaúcha e identificar estratégias de marketing utilizadas ao exportar produtos com marca própria. Sendo assim, a metodologia utilizada foi de natureza quantitativa em nível descritivo e a estratégia de coleta de dados foi feita por meio de questionário survey. A partir da análise dos dados obtidos, foram identificadas as estratégias de marketing e pôde-se observar o quão importante é elaborar um planejamento estratégico para atuar internacionalmente. Grande parte das empresas preza pela qualidade dos produtos, sendo esta a característica principal da estratégia, e juntamente com o reconhecimento da marca, são os diferenciais predominantes dos produtos no mercado internacional. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractGlobalization, together with the business internationalization, has reduced the istances between nations and consequently enabling companies to reach new markets. In this ontext, arketing becomes an important knowledge tool for the insertion of companies abroad. Thus, this study has the objective to analyze the importance of marketing in the internationalization process of companies in the metropolitan region of sierra of Rio Grande do Sul and identify marketing trategies applied by the companies to export products with their own brand. Therefore, the ethodology used was quantitative at a descriptive level and the data collection strategy was arried out through a survey questionnaire. From the analysis of the obtained data, the marketing rategies were identified and it was possible to observe how important it is to prepare a strategic lan to operate in international level. Most companies value the quality of their products, which is he main feature of the strategy, together with brand recognition, are the predominant output gap in the international market. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectMarca de produtospt_BR
dc.subjectEmpresas - Serra, Região (RS)pt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.titleO papel do marketing no processo de internacionalização de empresas da Serra Gaúchapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região dos Vinhedospt_BR
local.data.embargo2021-12-08


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