Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorMissell, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.contributor.authorRickes, Marcele Neutzling
dc.contributor.otherGamez, Luciano
dc.contributor.otherGiovannini Júnior, Odilon
dc.date.accessioned2023-01-24T12:08:49Z
dc.date.available2023-01-24T12:08:49Z
dc.date.issued2023-01-20
dc.date.submitted2022-12-08
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11482
dc.descriptionEste trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada em um contexto híbrido de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. A pesquisa envolveu 26 estudantes e um professor do 2º ano do Curso Técnico em Informática para Internet - Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves, no componente curricular Banco de Dados II. Teve por objetivo geral, promover um processo de aprendizagem em Banco de Dados II, por meio de uma intervenção pedagógica à luz de estratégias e um método de aprendizagem ativa. Em específico buscou-se: orientar a elaboração de ambientes de aprendizagem utilizando diferentes estratégias e um método de aprendizagem ativa no componente curricular de Banco de Dados II; analisar os efeitos da intervenção pedagógica na prática pedagógica do professor e no processo da aprendizagem dos estudantes e produzir um guia didático com os planos de aula que utilizaram as estratégias e o método de aprendizagem ativa em Banco de Dados II para componentes curriculares da Educação Básica e de cursos profissionalizantes. Os resultados obtidos por meio das atividades realizadas demonstram que os estudantes se envolveram de forma mais ativa nos seus processos de aprendizagem, desenvolvendo e/ou aprimorando diversas habilidades relacionadas ao mundo do trabalho e essenciais aos futuros técnicos em Informática. O Produto Educacional associado a esta dissertação consiste em um guia didático, disponibilizado na internet, com os planos de aula aplicados no componente curricular Banco de Dados II durante a intervenção pedagógica. Estes planos servem de exemplo para implementação de ambientes de aprendizagem ativa em diversos componentes curriculares da Educação Básica e Profissionalizante. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research work presents the development and results of a pedagogical intervention carried out in a hybrid teaching context, during the Covid-19 pandemic, in the year 2021. The research involved 26 students and a teacher from the 2nd year of the technical high school course in Internet Information Technology, of Federal Institute of Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves campus, in the Database II subject. Its general objective was to promote a learning process in Database II, through a pedagogical intervention in the light of active learning strategies and method. Specifically, we sought to: guide the development of learning environments using different active learning strategies and method in the Database II subject; to analyze the effects of the pedagogical intervention on the teacher's pedagogical practice and on the students' learning process and produce a didactic guide with lesson plans that used active learning strategies and method in Database II for other basic education and technical high school courses. The results obtained through the activities carried out demonstrate that students were more actively involved in their learning processes, developing and/or improving various skills related to the world of work and essential for future IT technicians. The Educational Product associated with this dissertation consists of a didactic guide, available on the internet, with the lesson plans applied in the Database II subject during the pedagogical intervention. They serve as an example for the implementation of active learning environments in various subjects of basic education and technical high school courses. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectBanco de dados - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectActive learningen
dc.subjectDatabases - Study and teaching (High school)en
dc.subjectVocational educationen
dc.subjectEducational innovationsen
dc.titleAprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados IIpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3421862063028533pt_BR
mtd2-br.author.lattesRICKES, M. N.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Farroupilhapt_BR
local.data.embargo2022-12-21


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail
Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige