• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II

Thumbnail
Ver/
Dissertação Marcele Neutzling Rickes.pdf (6.985Mb)
Produto educacional Marcele Neutzling Rickes.pdf (3.073Mb)
Fecha
2023-01-20
Autor
Rickes, Marcele Neutzling
Orientador
Missell, Valquíria Villas Boas Gomes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada em um contexto híbrido de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. A pesquisa envolveu 26 estudantes e um professor do 2º ano do Curso Técnico em Informática para Internet - Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves, no componente curricular Banco de Dados II. Teve por objetivo geral, promover um processo de aprendizagem em Banco de Dados II, por meio de uma intervenção pedagógica à luz de estratégias e um método de aprendizagem ativa. Em específico buscou-se: orientar a elaboração de ambientes de aprendizagem utilizando diferentes estratégias e um método de aprendizagem ativa no componente curricular de Banco de Dados II; analisar os efeitos da intervenção pedagógica na prática pedagógica do professor e no processo da aprendizagem dos estudantes e produzir um guia didático com os planos de aula que utilizaram as estratégias e o método de aprendizagem ativa em Banco de Dados II para componentes curriculares da Educação Básica e de cursos profissionalizantes. Os resultados obtidos por meio das atividades realizadas demonstram que os estudantes se envolveram de forma mais ativa nos seus processos de aprendizagem, desenvolvendo e/ou aprimorando diversas habilidades relacionadas ao mundo do trabalho e essenciais aos futuros técnicos em Informática. O Produto Educacional associado a esta dissertação consiste em um guia didático, disponibilizado na internet, com os planos de aula aplicados no componente curricular Banco de Dados II durante a intervenção pedagógica. Estes planos servem de exemplo para implementação de ambientes de aprendizagem ativa em diversos componentes curriculares da Educação Básica e Profissionalizante. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11482
Colecciones
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV