dc.contributor.advisor | Missell, Valquíria Villas Boas Gomes | |
dc.contributor.author | Rickes, Marcele Neutzling | |
dc.contributor.other | Gamez, Luciano | |
dc.contributor.other | Giovannini Júnior, Odilon | |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T12:08:49Z | |
dc.date.available | 2023-01-24T12:08:49Z | |
dc.date.issued | 2023-01-20 | |
dc.date.submitted | 2022-12-08 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11482 | |
dc.description | Este trabalho de pesquisa apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma intervenção pedagógica realizada em um contexto híbrido de ensino, durante a pandemia de Covid-19, no ano de 2021. A pesquisa envolveu 26 estudantes e um professor do 2º ano do Curso Técnico em Informática para Internet - Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves, no componente curricular Banco de Dados II. Teve por objetivo geral, promover um processo de aprendizagem em Banco de Dados II, por meio de uma intervenção pedagógica à luz de estratégias e um método de aprendizagem ativa. Em específico buscou-se: orientar a elaboração de ambientes de aprendizagem utilizando diferentes estratégias e um método de aprendizagem ativa no componente curricular de Banco de Dados II; analisar os efeitos da intervenção pedagógica na prática pedagógica do professor e no processo da aprendizagem dos estudantes e produzir um guia didático com os planos de aula que utilizaram as estratégias e o método de aprendizagem ativa em Banco de Dados II para componentes curriculares da Educação Básica e de cursos profissionalizantes. Os resultados obtidos por meio das atividades realizadas demonstram que os estudantes se envolveram de forma mais ativa nos seus processos de aprendizagem, desenvolvendo e/ou aprimorando diversas habilidades relacionadas ao mundo do trabalho e essenciais aos futuros técnicos em Informática. O Produto Educacional associado a esta dissertação consiste em um guia didático, disponibilizado na internet, com os planos de aula aplicados no componente curricular Banco de Dados II durante a intervenção pedagógica. Estes planos servem de exemplo para implementação de ambientes de aprendizagem ativa em diversos componentes curriculares da Educação Básica e Profissionalizante. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research work presents the development and results of a pedagogical intervention carried out in a hybrid teaching context, during the Covid-19 pandemic, in the year 2021. The research involved 26 students and a teacher from the 2nd year of the technical high school course in Internet Information Technology, of Federal Institute of Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves campus, in the Database II subject. Its general objective was to promote a learning process in Database II, through a pedagogical intervention in the light of active learning strategies and method. Specifically, we sought to: guide the development of learning environments using different active learning strategies and method in the Database II subject; to analyze the effects of the pedagogical intervention on the teacher's pedagogical practice and on the students' learning process and produce a didactic guide with lesson plans that used active learning strategies and method in Database II for other basic education and technical high school courses. The results obtained through the activities carried out demonstrate that students were more actively involved in their learning processes, developing and/or improving various skills related to the world of work and essential for future IT technicians. The Educational Product associated with this dissertation consists of a didactic guide, available on the internet, with the lesson plans applied in the Database II subject during the pedagogical intervention. They serve as an example for the implementation of active learning environments in various subjects of basic education and technical high school courses. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_BR |
dc.subject | Banco de dados - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.subject | Active learning | en |
dc.subject | Databases - Study and teaching (High school) | en |
dc.subject | Vocational education | en |
dc.subject | Educational innovations | en |
dc.title | Aprendizagem ativa: uma intervenção pedagógica no componente curricular de Banco de Dados II | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3421862063028533 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | RICKES, M. N. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Farroupilha | pt_BR |
local.data.embargo | 2022-12-21 | |