A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar : a implementação da política curricular em Caxias do Sul
Mostra/ Apri
Data
2023-02-08Autore
Bueno, Monique Neckel
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Essa dissertação valeu-se da Base Nacional Comum Curricular como objeto de estudo, mais precisamente sobre sua implementação na rede pública de ensino do município de Caxias do Sul/RS. Teve como principal objetivo investigar de que maneira os professores dos anos iniciais da rede pública municipal de Caxias do Sul estão percebendo e convertendo a Base Nacional Comum Curricular em prática pedagógica cotidiana. O referencial teórico utilizado contou com as contribuições de Cury (1991, 2018 e 2020), Freire (1991 e 2013), Jacomeli (2011), Pires e Cardoso (2020) e Tardif (2002), nomeadamente sobre as reflexões e conceitos de políticas educacionais, formação de professores, prática pedagógica, entre outros. O método de pesquisa baseou-se, especialmente, na Análise Documental da própria BNCC e dos Referenciais Curriculares do município e também na Sociologia do Cotidiano defendida por Pais (1999, 2013, 2015), através da realização grupos focais tematizados por Neto, Moreira e Sucena (2002), pelos quais obtive narrativas produzidas por dez professoras regentes de turmas do 1º ano 5º ano da referida rede. Essas narrativas foram analisadas sob a ótica da Análise Textual Discursiva, proposta
por Moraes e Galiazzi (2011), a partir das quais emergiram cinco categorias gerais (a. A Implementação da BNCC na RME: "Não é da teoria para a prática! " b .Processos de apropriação da BNCC; c. Concepções sobre a BNCC: "Dois pesos e duas medidas."; d. Atravessamentos: "pincelando conteúdos" e "jogando dinheiro público fora".; e. O impacto da BNCC na prática.) e oito subcategorias (f. O vazio da ausência de formações: "Sem formação como as pessoas querem que haja mudança?"; g. O esvaziamento de sentido de uma prática burocratizante; h. Primeiros passos: a formação na escola; i. A busca por conta própria; j. A BNCC: de pedacinho em pedacinho, uma constante retomada; k. O DOCCX: "Tudo na sua caixinha."; l.Intercorrências da Pandemia; m. Investimentos em Recursos Tecnológicos vs Recursos Humanos). Os resultados deste estudo apontam que nas narrativas das professoras participantes há poucos elementos que evidenciam presença da BNCC no cotidiano de suas aulas e há narrativas que a negam completamente. Ademais, indicam um desejo premente por formação continuada que se vincule aos desafios emergentes da educação contemporânea e, por consequência, aos dilemas da atuação docente e prática pedagógica. [resumo fornecido pelo autor]