• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Publicidade e Propaganda
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A floresta consumiu a estrada: análise da propaganda da edição “Amazônia, um novo Brasil” de 1973 da Revista Manchete

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Clara Stedile Zanandrea.pdf (8.892Mb)
Data
2022-12-14
Autor
Zanandrea, Clara Stedile
Orientador
Silva, Aline Valéria Fagundes da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as páginas da edição especial da Revista Manchete de 1973 "Amazônia, Um novo Brasil" através do discurso narrativo da mesma. Para isso, contextualiza-se o surgimento do projeto da rodovia Transamazônica como uma promessa milagrosa de progresso nacional na tentativa de legitimar a ditadura militar brasileira. Através do referencial teórico da propaganda ideológica no Brasil e da publicidade ambiental na década de 1970, são analisados os projetos desenvolvimentistas militares para a região Amazônica, destacando a Transamazônica e os anúncios de empresas privadas que incentivaram os projetos de colonização e exploração da floresta. A análise da revista juntamente com outras fontes complementares, alinhadas à bibliografia, nos permite visualizar de que modo a publicidade e a propaganda influenciaram no desmatamento da Amazônia. É também apresentado conexões com a atualidade, mostrando as consequências que o projeto da Transamazônica e sua divulgação e incentivo deixaram no presente. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/11794
Collections
  • Publicidade e Propaganda [49]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV