A floresta consumiu a estrada: análise da propaganda da edição “Amazônia, um novo Brasil” de 1973 da Revista Manchete
Date
2022-12-14Author
Zanandrea, Clara Stedile
Orientador
Silva, Aline Valéria Fagundes da
Metadata
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O objetivo deste trabalho é analisar as páginas da edição especial da Revista Manchete de 1973 "Amazônia, Um novo Brasil" através do discurso narrativo da mesma. Para isso, contextualiza-se o surgimento do projeto da rodovia Transamazônica como uma promessa milagrosa de progresso nacional na tentativa de legitimar a ditadura militar brasileira. Através do referencial teórico da propaganda ideológica no Brasil e da publicidade ambiental na década de 1970, são analisados os projetos desenvolvimentistas militares para a região Amazônica, destacando a Transamazônica e os anúncios de empresas privadas que incentivaram os projetos de colonização e exploração da floresta. A análise da revista juntamente com outras fontes complementares, alinhadas à bibliografia, nos permite visualizar de que modo a publicidade e a propaganda influenciaram no desmatamento da Amazônia. É também apresentado conexões com a atualidade, mostrando as consequências que o projeto da Transamazônica e sua divulgação e incentivo deixaram no presente. [resumo fornecido pelo autor]