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dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorKlohn, Patrícia Bado Auler
dc.contributor.otherValentini, Carla Beatris
dc.contributor.otherLuchese, Terciane Ângela
dc.contributor.otherDal'Igna, Maria Cláudia
dc.date.accessioned2023-03-29T17:30:41Z
dc.date.available2023-03-29T17:30:41Z
dc.date.issued2023-03-22
dc.date.submitted2022-12-21
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/11809
dc.descriptionA presente pesquisa contempla a formação de professores e professoras da educação básica em um mestrado acadêmico em educação. Buscamos investigar que sentidos um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básica. A fim de responder esse problema de pesquisa, embasamo-nos em diversos autores, mas, entre eles, enfatizamos Freire (2019), Gadotti (2003), Chauí (2001), Alves (2004), Nóvoa (2009) e Gomez (2015). Sendo assim, utilizamos o método de estudo de caso a partir de Lüdke e André (2018) e Yin (2015) e, para a análise de dados, a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2020). Os instrumentos utilizados foram um questionário de perfil sociográfico e dois grupos focais. Seis pessoas participantes colaboraram com a presente investigação em um grupo focal e três colaboraram em outro, mas ambos tiveram o mesmo roteiro de debate. Entendemos que desmistificar o mestrado acadêmico em educação para os professores e professoras da educação básica pode incentivá-los a dar seguimento à sua formação acadêmica. Enfim, através da presente pesquisa encontramos pistas sobre os sentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter para a formação de professores e professoras da educação básica, pistas essas que incluem: a constituição da dupla identidade de professor-pesquisador ou professora-pesquisadora; um ganho de autoridade e assertividade no fazer pedagógico deles e delas; um fortalecimento da união entre teoria e prática, e escola e universidade; a desconstrução de conhecimentos não científicos; o aguçamento da curiosidade; a formação de comunidades investigativas que fazem surgir inéditos-viáveis; um maior desenvolvimento do letramento digital; e uma aprendizagem mais avançada de seis pilares da educação, isto é, aprender a ser, aprender a conhecer ou a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a pensar e aprender a sonhar. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present research contemplates the formation of basic education teachers in an academic master's degree in education. We seek to investigate what meanings an academic master's degree in education can have to the formation of basic education teachers. For that, we based ourselves on several authors, among them, we emphasize Freire (2019), Gadotti (2003), Chauí (2001), Alves (2004), Nóvoa (2009) and Gomez (2015). Thus in order to collect and assess data, we used the case study method based on Lüdke and André (2018) and Yin (2015) and, for data analysis, the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2020). The instruments used in the research were a sociographic profile questionnaire and two focus groups. Six involved people collaborated with this investigation in a focus group and three collaborated in another one, but both had the same debate script. We understand that demystifying the academic master's degree in education for basic education teachers can encourage them to continue their academic studies. Finally, through this research we found: clues about the meanings that an academic master's degree in education can have in the formation of basic education teachers, clues that include the constitution of the double identity of teacher-researcher; a gain in authority and assertiveness in their pedagogical work; the strengthening of the union between theory and practice, and school and university; the deconstruction of non-scientific knowledge; the sharpening of curiosity; the formation of investigative communities that make unprecedented-viable emerge; further development of digital literacy; and more advanced learning of the six pillars of education, that is, learning to be, learning to know or to learn, learning to do, learning to live together, learning to think and learning to dream. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMestrado em educaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectMaster of education degreeen
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectEducationen
dc.subjectResearchen
dc.titleSentidos que um mestrado acadêmico em educação pode ter na formação de professores e professoras da educação básicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0723642453104214pt_BR
mtd2-br.author.lattesKLOHN, Patrícia Bado Aulerpt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-03-21


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