Mostrar el registro sencillo del ítem
Tornar-se educador e educadora social : a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sul
dc.contributor.advisor | Pitano, Sandro de Castro | |
dc.contributor.author | Borges, Daiane Ramos | |
dc.contributor.other | Streck, Danilo Romeu | |
dc.contributor.other | Costa, Daianny Madalena | |
dc.contributor.other | Zucchett, Dinora Tereza | |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T19:19:10Z | |
dc.date.available | 2023-03-29T19:19:10Z | |
dc.date.issued | 2023-03-29 | |
dc.date.submitted | 2022-12-01 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/11811 | |
dc.description | A presente dissertação investigou a relação entre as experiências de vida de educadores e educadoras sociais e sua atuação em Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A partir do conceito de formação permanente, abordado por Paulo Freire, o qual compreende o processo formativo de maneira contínua ao longo da vida do sujeito e do conceito de experiência abordado por Jorge Larrosa Bondía, que concebe a experiência como um fenômeno que atravessa o sujeito, investigou-se a narrativa de educadoras e educadores sociais acerca de suas percepções sobre suas experiências de vida e a relação destas com a atuação profissional. A metodologia utilizada foi a entrevista narrativa abordada por Daniel Berteaux e a pesquisa narrativa abordada por Jean Clandinin e Michael Connelly. A análise de dados foi realizada a partir das contribuições de Laurence Bardin e evidenciou três categorias de análise, a saber: 1) O cotidiano da prática; 2) Ruptura e 3) Experiência como aprendizagem. A discussão da pesquisa demonstrou que há relação entre as experiências de vida das educadoras e educadores sociais com a sua atuação profissional, na medida em que, ao longo de suas trajetórias, os mesmos vivenciaram experiências de ruptura desencadeando sentidos que foram e são compartilhados durante o processo pedagógico. O processo emocional de empoderamento e empatia, desencadeado pela experiência, demonstrou-se com elemento facilitador na relação intersubjetiva (MADCHE, 1998) construída pelos sujeitos de pesquisa e os cidadãos usuários. A pesquisa possibilitou compreender a potencialidade da narrativa da experiência como possibilidade pedagógica de vínculo, afetividade e confiança entre educadores sociais e cidadãos usuários. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | La presente disertación investigó la relación entre las experiencias de vida de educadores y educadoras sociales y su desempeño en Servicios para la Convivencia y Fortalecimiento de Vínculos. Desde el concepto de educación permanente, abordado por Paulo Freire, que comprende el proceso de formación de forma continua a lo largo de la vida del sujeto, y desde el concepto de experiencia abordado por Jorge Larrosa Bondía, que concibe la experiencia como un fenómeno que atraviesa al sujeto, investigamos la narrativa de educadores y educadoras sociales sobre sus percepciones sobre sus experiencias de vida y su relación con la práctica profesional. La metodología utilizada fue la entrevista narrativa abordada por Daniel Berteaux y la investigación narrativa abordada por Jean Clandinin y Michael Connelly. El análisis de los datos se realizó a partir de las contribuciones de Laurence Bardin y ha demostrado tres categorías de análisis, a saber: 1) La práctica cotidiana; 2) Rupturas y 3) Experiencia como aprendizaje. La discusión de la investigación ha demostrado que existe una relación entre las experiencias de vida de los educadores y educadoras sociales con su desempeño profesional, en la medida en que, a lo largo de sus trayectorias, experimentaron rupturas, desencadenando significados que fueron y son compartidos durante el proceso pedagógico. El proceso emocional de empoderamiento y empatía, desencadenado por la experiencia, demostró ser un elemento facilitador en la relación intersubjetiva (MADCHE, 1998) construida por los sujetos de investigación y los ciudadanos usuarios. La investigación permitió comprender el potencial de la narrativa de la experiencia como posibilidad pedagógica de vínculo, afecto y confianza entre educadores sociales y ciudadanos usuarios. [resumo fornecido pelo autor] | spa |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | es | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Educação - Caxias do Sul, RS -Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Assistência social - Caxias do Sul, RS | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education - Caxias do Sul (Brazil) - Social aspects | en |
dc.subject | Charities - Caxias do Sul (Brazil) | en |
dc.subject | Education | en |
dc.title | Tornar-se educador e educadora social : a relação entre as experiências vividas e o cotidiano profissional em serviços de convivência e fortalecimento de vínculos no município de Caxias do Sul | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8704639125793662 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | Borges, Daiane Ramos | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-03-28 |