dc.contributor.advisor | Welter, Cristiane Backes | |
dc.contributor.author | Almeida, Amanda Klamer de | |
dc.contributor.other | Guedes, Anibal | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T13:28:46Z | |
dc.date.available | 2023-07-31T13:28:46Z | |
dc.date.issued | 2023-07-29 | |
dc.date.submitted | 2023-04-28 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12563 | |
dc.description | A presente pesquisa teve como finalidade adaptar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa criada por Moreira e aplicá-la em uma aula de Química, permeando por atividades lúdicas e experimentais. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar o desenvolvimento de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre a função orgânica álcool em aulas de Química, com ênfase em atividades lúdicas e experimentais, a fim de compreender suas possíveis contribuições para a aprendizagem significativa
de estudantes do ensino médio. A execução da pesquisa ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2023, em uma escola estadual, no município de Bom Jesus, com a participação de alunos do terceiro ano do ensino médio. A relevância deste trabalho foi utilizar atividade experimental e atividade lúdica, através dos jogos, no desenvolvimento das aulas, além de utilizar mapas conceituais e autoavaliação a fim de buscar indícios de uma aprendizagem significativa. Os dados analisados foram as transcrições, feitas através das gravações dos encontros, os mapas mental e conceitual e a autoavaliação. Os resultados foram separados em categorias e analisados através da análise textual discursiva. O metatexto contendo as considerações finais aponta para a construção do conhecimento através do despertar do interesse dos estudantes. Os mapas também foram essenciais na visualização a assimilação dos conceitos, bem como a autoavaliação, que foi utilizada como parâmetro nessa construção, e foi conduzida de maneira que os alunos identificaram suas aprendizagens e dificuldades em cada encontro realizado. Por fim, a pesquisa
despertou o interesse em aplicar UEPS em outros conteúdos de Química, com intuito de auxiliar os estudar no processo de construção do conhecimento. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this research was adapt a Potentially Significant Teaching Unit crated by Moreira and apply it in a Chemistry class, permeated by playful and experimental activities. The general objectiveof the research was to evaluate the development of a Potentially Significant Teaching Unit on the organic
function of alcohol in Chemistry class, with na emphasis on playful and experimental activities, in order to unsderstand its possible contributions to the meaningful learning of high school students. The research was carried out February and March 2023, in a state school in the participation of third-year high school students. The relevance oh this work was to use experimental activity and ludic activity throughgames in the development of classes, in addition to using conceptual maps and self-assessment in order to seek
evidence of meaningful learning. The data analyzed were the transcripts, made through the recordings of the meetings, the mental and conceptual maps and the self-assessment. The results were separated into categories and analyzed through discursive textual analysis. The metatext containing the final considerations points to the construction of knowledge through awakening the students’ interest. The maps were also essential in visualizing the assimilation of concepts, as well as self-assessment, which was used as a parameter in this construction, and was conducted in sunch a way that students identified their learning and difficulties in each meeting held. Finally, the research aroused interest in applying UEPS in other Chemistry contents, with the aim of helping students in the knowledge construction process.[resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Química (Ensino médio) - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Chemistry (High School) - Study and teaching | en |
dc.subject | Chemistry teaching games | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Educational games | en |
dc.title | Aprendizagem significativa no ensino de química com ênfase em atividades lúdicas e experimentais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4186792730956302 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | ALMEIDA, A. K. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Acadêmico em Educação | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-07-28 | |