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dc.contributor.advisorGonçalves, Roberto Birch
dc.contributor.authorDondé, Paulo Francisco
dc.contributor.otherVerruck, Fabio
dc.contributor.otherVieira, Guilherme Bergmann Borges
dc.date.accessioned2023-08-02T00:21:32Z
dc.date.available2023-08-02T00:21:32Z
dc.date.issued2023-07-17
dc.date.submitted2023-06-22
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12575
dc.descriptionEsse trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma empresa do setor moveleiro estabelecida na Serra Gaúcha, tendo como objetivo identificar de que forma a empresa realizou suas ações para a abertura de lojas exclusivas da marca em países da América Latina,visando à expansão para o mercado Peruano. Com base nas ações que vêm sendo tomadas pela empresa em sua reestruturação fabril, diminuição da dependência de insumos internacionais e investimento do maquinário interno a expansão internacional se torna uma realidade. No estudo foi elaborado um referencial teórico abordando o tema da Análise Pestel e um comparativo dos países já homologados, Bolívia, Costa Rica, Paraguai, Uruguai e posteriomente do Peru, baseados nessa análise. Para desenvolver o estudo foram empregados dois procedimentos de pesquisa, o primeiro de natureza quantitativa no qual foi baseado em dados compilados de sites de organizações internacionais e o segundo, de natureza qualitativa, sendo realizado um questionário aos diretores das lojas e também ao diretor comercial da empresa. Os tópicos apresentados mostram em unanimidade um primeiro contato por parte dos lojistas, que após troca de informações, se da início aos processos contratuais. O resultado do comparativo Pestel entre as nações estudadas apresentam similaridades e as diferenças diante das propriedades constituídas na elaboração desse estudo. Dessa forma, ficou em evidência a importância de uma análise mercadológica mais aprofundada na hora da escolha do país e do representante para difundir a marca. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a case study conducted in a furniture company established in the Serra Gaucha region, aiming to identify how the company carried out its actions for the opening of exclusive brand stores in Latin American countries, with the goal of expanding into the Peruvian market. Based on the actions being taken by the company in its factory restructuring, reducing dependence on international inputs, and investing in internal machinery, international expansion becomes a reality. The study eveloped a theoretical framework addressing the topic of PESTEL analysis and a comparison of the already approved countries, including Bolivia, Costa Rica, Paraguay, Uruguay, and later Peru, based on this analysis. Two research procedures were employed to develop the study: the first one being quantitative in nature, based on compiled data from international organizations' websites, and the second one being qualitative, involving a questionnaire administered to store directors and the company's sales director. The topics presented unanimously show an initial contact by the retailers, which leads to the initiation of contractual processes after exchanging information. The results of the PESTEL comparison among the studied nations reveal similarities and differences in the characteristics established in the development of this study. Thus, the importance of a more in-depth market analysis when choosing the country and the representative to promote the brand became evident. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectOrganizações internacionaispt_BR
dc.subjectIndústria de móveispt_BR
dc.titleAnálise dos processos mercadológicos comerciais de uma empresa moveleirapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Comércio Internacionalpt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR


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