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Alienação parental: a contribuição da escola no processo de desenvolvimento integral e a sua influência nos direitos das crianças e dos adolescentes

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TCC Luiz Cristiano Souza Santos.pdf (1.209Mb)
Data
2023-07-20
Autor
Santos, Luiz Cristiano Souza dos
Orientador
Silveira, Luiz Fernando Castilhos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso investigou o fenômeno da Alienação Parental e a contribuição da escola no processo de desenvolvimento integral e a sua influência nos direitos das crianças e dos adolescentes. Sendo assim, foi aplicada uma entrevista aos professores/educadores infantis da rede municipal de Canela/RS para compreender o entendimento relacionado ao comprometimento dos direitos da criança e do adolescente e os reflexos no desenvolvimento integral ocasionados pela ocorrência da Alienação Parental. Ademais, foram observados alguns princípios, como o Princípio da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da solidariedade familiar, da convivência familiar e da afetividade; e o conceito de família, bem como a contribuição da escola ao se deparar com práticas de alienação envolvendo seus alunos. Desta entrevista foram extraídos resultados significativos sobre o entendimento dos profissionais em relação ao tema e o fato da Alienação Parental atingir os direitos das crianças e dos adolescentes, sendo clara e perceptiva a insegurança dos entrevistados em reconhecerem o fenômeno como prejudicial no que se refere aos direitos imprescindíveis para as crianças e os adolescentes. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12621
Collections
  • Direito - Bacharelado [212]

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