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dc.contributor.advisorSilveira, Luiz Fernando Castilhos
dc.contributor.authorSantos, Luiz Cristiano Souza dos
dc.contributor.otherPanarotto, Jefferson
dc.contributor.otherMartinotto, Fernanda
dc.date.accessioned2023-08-10T14:53:22Z
dc.date.available2023-08-10T14:53:22Z
dc.date.issued2023-07-20
dc.date.submitted2022-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12621
dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso investigou o fenômeno da Alienação Parental e a contribuição da escola no processo de desenvolvimento integral e a sua influência nos direitos das crianças e dos adolescentes. Sendo assim, foi aplicada uma entrevista aos professores/educadores infantis da rede municipal de Canela/RS para compreender o entendimento relacionado ao comprometimento dos direitos da criança e do adolescente e os reflexos no desenvolvimento integral ocasionados pela ocorrência da Alienação Parental. Ademais, foram observados alguns princípios, como o Princípio da dignidade da pessoa humana, da igualdade, da solidariedade familiar, da convivência familiar e da afetividade; e o conceito de família, bem como a contribuição da escola ao se deparar com práticas de alienação envolvendo seus alunos. Desta entrevista foram extraídos resultados significativos sobre o entendimento dos profissionais em relação ao tema e o fato da Alienação Parental atingir os direitos das crianças e dos adolescentes, sendo clara e perceptiva a insegurança dos entrevistados em reconhecerem o fenômeno como prejudicial no que se refere aos direitos imprescindíveis para as crianças e os adolescentes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis course conclusion work investigated the phenomenon of Parental Alienation and the school's contribution to the integral development process and its influence on the rights of children and adolescents. Therefore, an interview was applied to teachers/child educators from the municipal schools of Canela/RS/Brazil to recognize the understanding related to the commitment of the rights of children and adolescents and the reflections on integral development caused by the occurrence of Parental Alienation. Furthermore, some principles were observed, such as the Principle of human dignity, equality, family solidarity, family coexistence and affectivity; and the concept of family, as well as the school's contribution when faced with practices of alienation involving its students. From this interview, significant results were extracted on the understanding of professionals in relation to the subject and the fact that Parental Alienation affects the rights of children and adolescents, being clear and perceptive the insecurity of the interviewees in recognizing the phenomenon as harmful in terms of rights essential for children and adolescents. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPais e filhospt_BR
dc.subjectDireito de famíliapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlienação parental: a contribuição da escola no processo de desenvolvimento integral e a sua influência nos direitos das crianças e dos adolescentespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameDireito - Bachareladopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário da Região das Hortênsiaspt_BR


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