Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMissel, Valquíria Villas Boas Gomes
dc.contributor.authorBizotto, Débora Salvador
dc.contributor.otherBecker, Fernando
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.date.accessioned2023-09-12T15:16:13Z
dc.date.available2023-09-12T15:16:13Z
dc.date.issued2023-09-12
dc.date.submitted2023-07-05
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12696
dc.descriptionEsta pesquisa intitulada "O Ensino de Ciências como potencializador da relação entre criança e natureza por meio da interação com os 4 elementos" está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECiMa) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e está sendo desenvolvida na linha de pesquisa "Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática". A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil Irma Toffoli, localizada no município de Vacaria, RS, em uma turma de pré-escola, com 19 crianças de faixa etária entre 4 e 5 anos. Defendendo a criança como ser potente, ativo, criativo e questionador, e acreditando que estar na natureza é um direito, um desejo e uma necessidade da criança, pretende-se, ao promover o Ensino de Ciências na Educação Infantil, a partir dos 4 elementos naturais, responder a seguinte questão de pesquisa: "Como o Ensino de Ciências, por meio da interação com os quatro elementos naturais - Terra, Ar, Água, Fogo - pode contribuir para a reaproximação da criança com a natureza?". Para responder a esta questão de pesquisa foram realizados estudos sobre a teoria de Jean Piaget, o Ensino de Ciências na Educação Infantil, a Aprendizagem por Questionamento, a conexão entre criança e natureza, e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. A partir desses estudos foram elaborados e aplicados um questionário para os pais, e uma sequência didática contendo nove encontros. Um desses encontros foi direcionado às primeiras impressões e conhecimentos prévios das crianças acerca dos elementos naturais, por meio de suas experiências no espaço da brinquedoteca natural, criado e organizado pela pesquisadora; e dois encontros foram direcionados aos estudos de cada elemento natural (terra, água, ar e fogo), perfazendo oito encontros. Todos os encontros priorizaram as vivências das crianças com os elementos da natureza, por meio da experimentação e da investigação. Os dados construídos e analisados mostram que as crianças, ao vivenciar e agir sobre os elementos naturais, em ambiente interativo, testaram e aplicaram ideias e hipóteses, construíram conceitos, e estabeleceram relações de afeto com a natureza, demonstrando atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research entitled "Science Teaching as an enhancer of the relationship between child and nature through interaction with the 4 elements" is linked to the Graduate Program in Science and Mathematics Teaching (PPGECiMa) at the University of Caxias do Sul (UCS) and is being developed in the line of research "Fundamentals and Educational Strategies in Teaching Science and Mathematics". The research was carried out at the Escola Municipal de Educação Infantil Irma Toffoli, located in the municipality of Vacaria, RS, in a preschool class, with 19 children aged between 4 and 5 years. Defending the child as a powerful, active, creative and questioning being, and believing that being in nature is a child's right, desire and need, it is intended to promote Science Teaching in Early Childhood Education, based on the 4 natural elements, to answer the following research question: "How can Science Teaching, through interaction with the four natural elements - Earth, Air, Water, Fire - contribute to the child's rapprochement with nature?". To answer this research question, studies were carried out on Jean Piaget's Theory, Science Teaching in Early Childhood Education, Inquiry-based Learning, the connection between children and nature, and the National Common Core Curriculum for Early Childhood Education. Based on these studies, a questionnaire for parents and a didactic sequence containing nine meetings were developed and applied. One of these meetings was aimed at the children's first impressions and prior knowledge about natural elements, through their experiences in the space of the natural toy library, created and organized by the researcher; and two meetings were directed to the study of each natural element (earth, water, air and fire), making eight meetings. All meetings prioritized the children's experiences with the elements of nature, through experimentation and investigation. The constructed and analyzed data show that the children, when experiencing and acting on the natural elements, in an interactive environment, tested and applied ideas and hypotheses, built concepts, and established affectionate relationships with nature, demonstrating attitudes of preservation and care for the environment. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectScience - Study and teachingen
dc.subjectEducationen
dc.subjectLearningen
dc.titleO ensino de ciências como potencializador da relação entre criança enatureza por meio da interação com os quatro elementos naturaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4448056475584310pt_BR
mtd2-br.author.lattesBizotto, Déborapt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Vacariapt_BR
local.data.embargo2023-09-11


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples