Desafios do docente do ensino médio na transição do ensino presencial para o ensino remoto durante a pandemia da COVID19
Visualizar/ Abrir
Data
2023-09-23Autor
Araújo, Ary Ribeiro de Alencar
Orientador
Pescador, Cristina Maria
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O estudo investigou a experiência dos professores durante a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 em uma escola de referência em Pernambuco. Diante da necessidade de adaptação rápida e intensa das práticas docentes durante a pandemia, questionou-se sobre a transição do ensino presencial para o remoto, a adaptação a essa nova realidade, e os afeitos percebidos na prática docente. O principal objetivo foi investigar os desafios enfrentados pelos docentes durante a transição do ensino presencial para o remoto, buscando-se compreender as estratégias utilizadas por eles para se adaptarem ao ensino remoto, observando-se os impactos da transição para o ensino remoto na sua prática docente. A pandemia da Covid-19 trouxe desafios sem precedentes para a educação, abandonada à rápida adaptação das práticas docentes ao ensino remoto. Compreender a experiência dos docentes nesse processo foi fundamental para identificar as dificuldades enfrentadas, as estratégias adotadas e os efeitos gerados na prática docente. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com abordagem empírica, com aplicação de entrevistas semiestruturadas para quatro professores, que concordaram em participar voluntariamente da pesquisa. As entrevistas foram analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo, buscando identificar os principais temas e categorias relacionadas aos desafios, estratégias, restrições e necessidades dos docentes na transição para o ensino remoto. As três categorias de análise foram: Práticas docentes antes da pandemia; Práticas docentes após o Decreto da Pandemia da Covid019; Práticas docentes no pós-pandemia. Dentre os principais resultados, constatou-se que os docentes relataram como desafios a falta de acesso à internet por parte dos alunos, dificuldade de engajar os alunos no ensino remoto e adaptação às novas tecnologias. Eles adotaram estratégias como o uso de plataformas online, a elaboração de materiais interativos e a busca por capacitação em tecnologias educacionais. Foi percebida a diminuição da interação e participação dos alunos, a necessidade de reorganização dos conteúdos e a sobrecarga de trabalho dos professores. Concluiu-se que a transição do ensino presencial para o remoto durante a pandemia da Covid-19 apresentou desafios persistentes para os professores. No entanto, eles justificam resiliência e adaptabilidade ao utilizar estratégias e recursos tecnológicos para manter o processo de ensino-aprendizagem. Os impactos foram percebidos tanto na interação com os alunos quanto na reorganização dos conteúdos. É fundamental que as políticas educacionais sejam adotadas para apoiar os docentes nesse processo e garantir o acesso igualitário à educação no contexto do ensino remoto. Com base nos resultados obtidos, recomenda-se o fortalecimento da formação docente em tecnologias educacionais, o desenvolvimento de políticas públicas que garantam o acesso à internet e equipamentos adequados para os alunos e a criação de espaços de troca de experiências e apoio entre os professores. Além disso, é importante investir em estratégias que incentivem a participação ativa dos alunos no ensino remoto e promovam a interação e colaboração entre eles. A integração entre família, escola e comunidade também deve ser valorizada, visando a construção de um ambiente de aprendizagem mais efetivo e inclusivo no contexto do ensino remoto. [resumo fornecido pelo autor]
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi (2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ...