Os saberes e a formação permanente dos coordenadores pedagógicos frente aos desafios da transição dos estudantes do ensino fundamental para o ensino médio
Fecha
2023-10-12Autor
Costa, Robélia Aragão
Orientador
Morés, Andréia
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação tem como título, Os Saberes e a Formação Permanente dos Coordenadores Pedagógicos frente aos desafios da Transição dos Estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio: um estudo nas escolas do Núcleo Territorial de Educação - NTE 17/BA, insere-se na linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão e está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul. Essa foi volvida pelo tema - A importância do Coordenador Pedagógico para o processo de transição dos estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio - e guiada pela seguinte problemática: quais saberes são mobilizados nos processos formativos dos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio para desenvolver ações de acolhimento aos estudantes no processo de transição do Ensino Fundamental para o Ensino Médio em escolas do Núcleo Territorial de Educação - NTE 17? Os recortes
territorial e das etapas da Educação Básica devem-se ao fato de atender ao objetivo de investigar os saberes e os processos formativos dos Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio vinculados às escolas pertencentes ao Núcleo Territorial de Educação - NTE 17 no acolhimento e transição dos estudantes do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. Por isso, traz como contexto da pesquisa o NTE17, situado no Território de Identidade Semiárido Nordeste II, composto por 18 municípios baianos, dentre os quais estão localizadas as escolas estaduais em que os 9 participantes da pesquisa desenvolvem seus trabalhos. A relevância da pesquisa é sustentada pelo(s)/pela(s): fundamentos teóricos; atuação da autora, enquanto coordenadora pedagógica; saberes dos Coordenadores Pedagógicos constituídos/a constituir; questões identitárias e formativas desses profissionais; fragilidades do processo de transição dos estudantes; resultados educacionais que carecem de mais apoio teórico, técnico, pedagógico e de natureza colaborativa, considerando as demandas atuais das políticas públicas educacionais. A abordagem teórico-metodológica considera a investigação qualitativa em educação, incidindo particularmente no estudo de caso qualitativo, contemplando no percurso investigativo metodológico, o convite aos coordenadores para participar da pesquisa, emprego do questionário, realização do grupo focal, estudos e Análise Textual Discursiva (ATD), desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Foram analisados documentos institucionais, como o Estatuto do Magistério do Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia, os Documentos curriculares referenciais da Bahia para Educação Básica, Regimento Escolar das unidades escolares integrantes do sistema público estadual de ensino e demais aportes teóricos e legais de âmbitos estaduais e federais. Os fundamentos desta pesquisa dialogam com autores como Paulo Freire, Vera Maria Nigro de Souza Placo, Vera Lúcia Trevisan Souza, Laurinda Ramalho Almeida, Antonio Nóvoa, Maurice Tardif, Ivane Beatriz Pasetti Castagnolli, Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Marili Moreira da Silva Vieira, Francisco Imbernón, César Nunes, Alain Coulon e outros. Apresenta-se, também, como resultado da pesquisa, os Saberes Transicionais dos/para os Coordenadores Pedagógicos, voltados para acolhimento aos estudantes no processo de transição dos Anos Finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio, relacionando-os aos processos formativos desses profissionais e aos espaços de acolhença. [resumo fornecido pelo autor]