• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Trilha de aprendizagem orientada : utilizando recursos tecnológicos e educacionais para a aprendizagem das equações do 1º grau

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf (3.606Mb)
Produto Educacional Claudia Stelene Ferreira de Vasconcelos.pdf (1.326Mb)
Data
2023-10-21
Autor
Vasconcelos, Claudia Stelene Ferreira de
Orientador
Martins, José Arthur
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Esta pesquisa almeja promover a aprendizagem das Equações do 1º grau por meio da utilização dos recursos tecnológicos e educacionais enquanto ferramentas pedagógicas, para auxiliar o estudante na construção desse saber matemático no Ensino Fundamental, em especial no 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Carlos Wortmann, no município de Canela/RS, lócus da investigação. Com base em teóricos como Jean Piaget (1979) e Paulo Freire (1996) discute-se desde o ensino da matemática aplicada através da importância da leitura e compreensão dos textos matemáticos, sua linguagem e representação atual. Destaca-se a apresentação da abundante influência dos recursos tecnológicos e educacionais que podem ser utilizados no contexto matemático, descrevendo-se como aplicativos facilitadores, a exemplo Google Forms sobre o qual debruçou-se esta pesquisa para a elaboração de uma Trilha de aprendizagem orientada enquanto proposta didática, a fim de possibilitar ao estudante a construção do conhecimento a partir de um conjunto de ações/atividades desenvolvidas mediante a utilização de estratégias de aprendizagem ativa, de autoria própria desta pesquisadora. Debateu-se questões pedagógicas relacionadas ao construtivismo apoiado na teoria piagetiana para o incremento da aprendizagem de uma Matemática que não reproduza regras e métodos de cálculos sem significação para o estudante, mas sim, um ensino de Matemática que corresponda a emergente demanda do estudante da realidade contemporânea que anela por um ensino que rompa com o abstratismo matemático da educação bancária (FREIRE, 1996) e permita a estes, que tenham participação ativa, enquanto sujeitos integrantes e protagonistas, no processo de ensino e de aprendizagem. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12753
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV