dc.contributor.advisor | Sauer, Laurete Zanol | |
dc.contributor.author | Silva, Cristiane Pacheco Pires | |
dc.contributor.other | Catelli, Francisco | |
dc.contributor.other | Gonçalves, Silvia Nilcéia | |
dc.date.accessioned | 2023-11-13T12:48:29Z | |
dc.date.available | 2023-11-13T12:48:29Z | |
dc.date.issued | 2023-11-10 | |
dc.date.submitted | 2023-10-23 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/12778 | |
dc.description | A presente pesquisa teve como objetivo investigar o potencial de atividades lúdicas, construídas a partir de músicas infantis, para promover aprendizagem de números, contagem e quantidades no ensino da Matemática na Educação Infantil. Fundamentada na Epistemologia Genética de Jean Piaget, esta investigação buscou, em estudos bibliográficos e observação em campo, subsídios que pudessem alcançar o referido objetivo. Os dados foram coletados em uma Escola de Educação Infantil, no município de Vacaria, localizado no interior do estado do Rio Grande do Sul, no período de setembro e outubro de 2022, tendo como sujeitos da pesquisa quinze crianças com idades entre quatro e cinco anos. O procedimento utilizado foi a
intervenção pedagógica e os dados captados através da produção documental (o planejamento das atividades a serem realizadas e seus objetivos), comunicação oral com os estudantes, anotações das observações da participação dos estudantes ao que foi proposto, registros através de fotos, auto avaliação realizada de forma oral com as crianças e elaboração de uma tabela com os objetivos propostos pela BNCC para avaliar o desenvolvimento do aluno dentro
dos propostos pela Base. Para a exposição dos dados, utilizou-se a descrição dos encontros, os quais retrataram as interações e construções das crianças no interior do fenômeno estudado. Verificou-se que, quando realiza atividades lúdicas em que possa interagir, pensar, refletir, raciocinar, a criança pode aprender de forma significativa. A música é um instrumento
integrador e mediador, que ajuda na construção de memória a longo prazo, favorecendo que a criança recorra a essas memórias para solucionar novas situações-problema que envolvam saberes já conhecidos. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aimed to investigate the potential of ludic activities, built from children's songs, to promote learning numbers, counting and quantities in the teaching of Mathematics in Early Childhood Education. Based on the Genetic Epistemology Jean Piaget's conceptions this investigation sought bibliographic studies and field observation subsidies that could reach the referred objective. Data were collected at a school of Early Childhood Education in the municipality of Vacaria, located in the interior of the state of Rio Grande do Sul from September to October 2022 with fifteen children aged between four and five years old as research subjects. The procedure used was the pedagogical intervention and the data captured through the documental production (the planning of the activities to be carried out and their objectives) oral communication with the students, note sof the observations of the students' participations to what was proposed records through photos, self-assessment carried out orally with the children, and elaboration of a table with the objective proposed by the BNCC to evaluate the student's development within those proposed by the Base Curricular in Brazil. For exposing the data, we used the description of the meetings, which portrayed the interactions and constructions of the children within the studied phenomenon. We verified that, when he/she carrying out ludic activities in which they can interact, think, reflect, reason, the child learns in a meaningful way. Music is an integrating and moderator instrument, which helps build long-term memory, encouraging the child to use these memories to solve new problem-situations involving already known knowledge. [resumo fornecido pelo autor] | en |
dc.language.iso | en | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Música na educação | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | en |
dc.subject | Creative activities and seat work | en |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Music in education | en |
dc.title | A construção do número na educação infantil a partir de atividades lúdicas: a música e o jogo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/6307678824349678 | pt_BR |
mtd2-br.author.lattes | SILVA, C. P. P. | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Vacaria | pt_BR |
local.data.embargo | 2023-10-23 | |