• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Formação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escuta

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação Fabiane Ferretti Munhoz.pdf (4.156Mb)
Data
2023-12-12
Autor
Munhoz, Fabiane Ferretti
Orientador
Morés, Andréia
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/12875
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV