Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMorés, Andréia
dc.contributor.authorMunhoz, Fabiane Ferretti
dc.contributor.otherStecanela, Nilda
dc.contributor.otherBarbosa, Maria Carmen Silveira
dc.date.accessioned2023-12-12T19:06:49Z
dc.date.available2023-12-12T19:06:49Z
dc.date.issued2023-12-12
dc.date.submitted2023-09-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12875
dc.descriptionA presente pesquisa contempla os estudos da formação docente em contexto na Educação Infantil pelo viés da perspectiva da Pedagogia da escuta. Teve como objetivo geral investigar quais as potencialidades que emergem da formação docente vivenciada nos contextos da Educação Infantil e suas contribuições para a prática pedagógica na perspectiva da pedagogia da escuta em uma Escola Municipal de Educação Infantil no município de Bento Gonçalves/RS. A relevância deste estudo justifica-se por ser um assunto que está em processo de discussão na área da educação, evidenciando que a pedagogia da escuta pode ser uma potente aliada da formação em contexto, esta que acontece dentro de cada espaço escolar. Optou-se por realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa (André, 1995), com caráter exploratório, utilizando como inspiração a metodologia da pesquisa-ação (Thiollent, 2011), com a análise dos dados seguindo a proposta da Análise Textual Discursiva (Moraes; Galiazzi, 2016). A construção dos dados ocorreu a partir do mapeamento das contribuições da Proposta Pedagógica vigente da escola, da realização de um grupo focal e dos registros realizados pelas professoras no Diário de Bordo ao final de cada um dos quatro encontros formativos realizados. Os principais autores que serviram como base teórica foram: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho e Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) e Fochi (2015; 2019). Portanto, tem-se como resultado desta investigação o reconhecimento das potencialidades da formação docente em contexto na perspectiva da pedagogia da escuta, na Educação Infantil, como sendo: a percepção do fortalecimento dos sujeitos enquanto equipe; o reconhecimento e valorização dos saberes que cada professora carrega consigo; a importância de entender e estudar os assuntos e documentos que fazem parte da instituição e que, muitas vezes, são vistos como isolados da prática; e por fim, que há uma melhora no engajamento da equipe para que os processos vividos dentro da escola se tornem sempre mais qualificados, pois é a partir deste movimento que poderemos ter a oportunidade de realizarmos com excelência o exercício da profissão docente. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research contemplates the studies of teacher training in the context of early childhood education from the perspective of the so called listening pedagogy. Its general objective was to investigate the potentialities that emerge from the teacher training experienced in the contexts of early childhood education and its contributions to the pedagogical practice from the perspective of the listening pedagogy at a municipal early childhood education school in the city of Bento Gonçalves/RS. The relevance of this study is justified because it is a subject that is being currently debated in the field of education, showing that the listening pedagogy can be a very useful tool for education within the school space. Further more, this research adopts a qualitative approach (André, 1995) assisted by the so called action research methodology (Thiollent, 2011) and a data analysis accordingly to the so called discursive textual analysis (Moraes; Galiazzi, 2016). The research data comes from gathering contributions from the school's current Pedagogical Proposal, as well as from the conduction of a group of discussions (the focus group) and from other pieces of information collected by the teachers in their logbooks at the end of each of the four training meetings held. The main authors who served as a theoretical basis were: Loris Malaguzzi, Rinaldi (2012), (1992; 1995; 2015, 2020), Tardif (2005; 2019, 2020), Barbosa (2006; 2013; 2016), Oliveira-Formosinho and Formosinho (2002; 2007), Kishimoto (2002), Pinazza (2014) and Fochi (2015; 2019). Therefore, the result of this investigation is the recognition of the potential of the teacher training from the perspective of the pedagogy of listening in early childhood education, i.e. the reassurance of the teachers as role players and as a team regarding the teaching process in which they are involved; the recognition and appreciation of the knowledge that each teacher carries within themselves; the importance of understanding and studying the educational theories and regulations, which are part of the school system despite the fact that they are usually seen as isolated from the teaching practice; and finally, that it has been observed that every improvement in team engagement tend to lead to an better school experiences including in term of teaching techniques qualification, which happens to be the pursued idea of professional excellence in education. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofen
dc.subjectEducation of childrenen
dc.subjectEducationen
dc.titleFormação docente em contexto na educação infantil na perspectiva da pedagogia da escutapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/0194254193181154pt_BR
mtd2-br.author.lattesMunhoz, Fabiane Ferrettipt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Educaçãopt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-11


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples