Uma nova perspectiva para a comunicação junto ao consumidor: a possibilidade da publicidade nativa
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Data
2023-12-20Autor
Signori, Bianca Bertani
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
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O presente trabalho tem como objetivo compreender a possibilidade de uma comunicação mais espontânea e autêntica para marcas, a partir do conceito de publicidade nativa, que pode ser entendido especialmente a partir do contexto do marketing digital, permitindo uma ampliação na abordagem comunicacional de um novo consumidor. Para isso organiza-se uma metodologia de viés qualitativo, que tem como base inicial a pesquisa bibliográfica. Essa base teórica compreende um capítulo para uma abordagem referente ao marketing, suas fases de desenvolvimento, e também o marketing digital, estabelecendo relações com o novo consumidor. Discute-se posteriormente os termos publicidade e propaganda, e os caminhos da comunicação publicitária em busca da autenticidade, para enfim apresentar-se um novo horizonte a partir do conceito de publicidade nativa. Ao final, apresenta-se casos envolvendo manifestações de publicidade nativa detectadas no cenário publicitário brasileiro atual, sob a perspectiva da análise de conteúdo, buscando-se organizar categorias de sua possível manifestação. Ao final do estudo entende-se a importância dessa nova perspectiva para a comunicação publicitária. Ela é uma comunicação que ainda se apresenta de forma bastante latente, mas mesmo assim é eficaz ao comunicar junto a um novo consumidor, que valoriza a comunicação no âmbito digital. [resumo fornecido pelo autor]