Ética publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashing
Datum
2023-12-20Autor
Motta, Giulia Leite
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a comunicação publicitária de marcas de produtos de beleza da atualidade encobre informações relevantes relacionadas à sustentabilidade a partir das técnicas de greenwashing. Deste modo, a metodologia envolve um estudo exploratório, de viés qualitativo. Os estudos bibliográficos são fundamentais para dar o aporte inicial ao trabalho. Faz-se necessário para a construção da análise final a apresentação de marcas, produtos e o olhar sobre o conteúdo da comunicação, a observação com pesquisa de campo e análise de conteúdo via internet, a fim de investigar com mais profundidade como apelos enganosos estão presentes na comunicação publicitária, persuadindo o consumidor. A estrutura do estudo visa inicialmente compreender as novas tendências de consumo, com foco em veganismo e no movimento cruelty free, segue com uma abordagem sobre o discurso verde e as práticas de eco propaganda e busca, ao final, lançar um olhar sobre a comunicação publicitária de marcas e produtos presente em diferentes meios, especialmente na indústria da beleza, com uso do greenwhashing. Ao final desse estudo é possível compreender manifestações e motivações que permeiam o falso discurso sustentável de marcas, com o intuito de motivar o público ao consumo, baseando-se em técnicas de marketing sustentável, mas que falham na comunicação e acabam praticando os pecados do greenwashing. [resumo fornecido pelo autor]