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dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorMotta, Giulia Leite
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.otherSilva, Aline Valéria Fagundes da
dc.date.accessioned2024-01-29T18:45:45Z
dc.date.available2024-01-29T18:45:45Z
dc.date.issued2023-12-20
dc.date.submitted2022-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/12987
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma a comunicação publicitária de marcas de produtos de beleza da atualidade encobre informações relevantes relacionadas à sustentabilidade a partir das técnicas de greenwashing. Deste modo, a metodologia envolve um estudo exploratório, de viés qualitativo. Os estudos bibliográficos são fundamentais para dar o aporte inicial ao trabalho. Faz-se necessário para a construção da análise final a apresentação de marcas, produtos e o olhar sobre o conteúdo da comunicação, a observação com pesquisa de campo e análise de conteúdo via internet, a fim de investigar com mais profundidade como apelos enganosos estão presentes na comunicação publicitária, persuadindo o consumidor. A estrutura do estudo visa inicialmente compreender as novas tendências de consumo, com foco em veganismo e no movimento cruelty free, segue com uma abordagem sobre o discurso verde e as práticas de eco propaganda e busca, ao final, lançar um olhar sobre a comunicação publicitária de marcas e produtos presente em diferentes meios, especialmente na indústria da beleza, com uso do greenwhashing. Ao final desse estudo é possível compreender manifestações e motivações que permeiam o falso discurso sustentável de marcas, com o intuito de motivar o público ao consumo, baseando-se em técnicas de marketing sustentável, mas que falham na comunicação e acabam praticando os pecados do greenwashing. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to investigate how the advertising communication of current beauty product brands covers up relevant information related to sustainability based on greenwashing techniques. Thus, the methodology involves an exploratory study, with a qualitative bias. Bibliographic studies are fundamental to give the initial contribution to the work. It is necessary for the construction of the final analysis to present brands, products and look at the content of the communication, observation with field research and content analysis through the internet, to investigate in more depth how misleading appeals are present in the advertising communication, persuading the consumer. The structure of the study initially aims to understand the new consumption trends, focusing on veganism and the cruelty free movement, follows with an approach on the green discourse and eco-advertising practices and seeks, in the end, to take a look at advertising communication of brands and products present in different media, especially in the beauty industry, using greenwhashing. At the end of this study, it is possible to understand manifestations and motivations that permeate the false sustainable discourse of brands, with the aim of motivating the public to consume, based on sustainable marketing techniques, but which fail to communicate and end up practicing the sins of greenwashing. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleÉtica publicitária em jogo: falácias da comunicação com o uso do greenwashingpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2023-12-19


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