Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
Zusammenfassung
O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de pesquisa Observatório de Leitura e Literatura (OLLI-UCS/CNPq). A investigação situa-se no campo da Educação e privilegia narrativas literárias no livro didático Apoema, de Língua Portuguesa do 6º e 7º anos. O objetivo da pesquisa foi investigar como as narrativas literárias são apresentadas nos livros didáticos do 6º e 7º anos da Coleção Apoema, a fim de problematizar sua contribuição ou não para a formação do estudante como leitor literário. Alinhados ao objetivo geral, elencamos, como objetivos específicos: (i) explicitar conceitos-chave da narrativa, bem como suas funções no âmbito da formação humana; (ii) apresentar como a narrativa literária tende a ser abordada em livros didáticos veiculados pelo PNLD; (iii) mapear as narrativas veiculadas no livro didático do 6° ao 9° ano da coleção Apoema; (iv) categorizar as narrativas presentes no livro do 6° e 7° ano da coleção Apoema; e (v) discutir o papel da narrativa literária na formação dos estudantes. A pergunta mobilizadora do estudo acolheu a seguinte formulação: como as narrativas literárias se apresentam e como contribuem ou não para a formação do leitor literário? O percurso metodológico contemplou uma pesquisa bibliográfica, de natureza documental, com inspiração na análise de conteúdo (Bardin, 2016). A explicitação de categorias emergentes - marcas da linguagem narrativa, temas abordados nas narrativas e possíveis efeitos da leitura - foi fundamental para este estudo. O exame realizado sobre as narrativas literárias demonstra que (i) os fragmentos de narrativas são tomados para a realização de exercícios em prol de conteúdos selecionados para os níveis de ensino discriminados; (ii) a escolha e a fragmentação dos textos atendem predominantemente questões temáticas ou o pragmatismo da língua, sem levar em conta a linguagem literária, o que não favorece a construção de repertório aos estudantes usuários dos livros e, por conseguinte, (iii) a abordagem proposta para as narrativas na coleção não contribui diretamente para o percurso formativo de leitores literários. [resumo fornecido pelo autor]