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dc.contributor.advisorFerreira, Luciane Todeschini
dc.contributor.authorPereira, Patricia Carvalheiro
dc.contributor.otherStallivieri, Luciane
dc.contributor.otherBaptista, Maria Luiza Cardinale
dc.contributor.otherBregolin, Michel
dc.date.accessioned2024-02-28T15:24:09Z
dc.date.available2024-02-28T15:24:09Z
dc.date.issued2024-02-27
dc.date.submitted2023-12-07
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13103
dc.descriptionO presente estudo volta-se para a análise de dinâmicas relacionais estabelecidas (hospitalidade/acolhimento) em aulas síncronas de mobilidade acadêmica virtual (MAV) pelo modelo de aprendizagem COIL e apresenta, como questão investigativa: "Que elementos discursivos sinalizam para hospitalidade em aula síncrona, sob a ótica de professores e estudantes, em experiência de mobilidade acadêmica virtual, ofertada por instituições de ensino superior, por meio do Collaborative Online International Learning (COIL)?". Como objetivo geral buscou-se compreender dinâmicas de hospitalidade no modelo COIL de mobilidade acadêmica virtual, a partir da ótica de professores e estudantes de instituições de ensino superior. Igualmente objetivou-se identificar e analisar sinalizadores discursivos de hospitalidade em mobilidade acadêmica, a partir dos enunciados de professores e estudantes em dinâmicas de sala de aula de mobilidade acadêmica virtual participantes do modelo COIL. Entende-se Mobilidade Acadêmica Virtual como movimentos realizados por docentes e discentes que estão vinculados a instituições de ensino superior em experiência internacional virtual síncrona (O'Dowd, 2018) e hospitalidade é apresentada como um fenômeno que ocorre no espaço "entre" sujeitos cujos papéis se alteram na relação (Perazzolo et al., 2013). A pesquisa, de natureza exploratória e qualitativa, teve, como abordagem para aproximação junto aos entrevistados, a técnica "Bola de Neve". Como técnica de pesquisa, optou-se pela entrevista semiestruturada, que foi realizada por meio do Google Meet, junto a estudantes e professores que participaram de MAV pelo COIL. O tratamento e análise dos dados deu-se, predominantemente, por meio da linha enunciativa bakhtiniana em que os enunciados são configurados na interação entre os sujeitos (Bakhtin, 1997). Nas aproximações realizadas entre modelos teórico-metodológicos de ensino e hospitalidade, identificou-se que, em aulas síncronas de MAV pelo COIL, os sinalizadores de hospitalidade referem-se a disposições anteriores previamente identificadas (hospitalidade no eixo pré-sincrônico), já que os discursos analisados apontam para elementos como estruturação de projetos COIL, com organização prévia de aulas, aulas preparatórias, organização de equipes de trabalho virtuais. Durante a experiência (eixo sincrônico), os participantes destacam dinâmicas interativas durante as aulas, a cooperação mútua, a disponibilidade presente entre os participantes de acolher o Outro. Após as experiências (eixo pós-sincrônico), seguir em contato com os professores e estudantes, assim como planejar outras experiências internacionais tanto virtuais como presenciais destacaram-se em discursos de participantes. Portanto, a mobilidade acadêmica virtual, pelo modelo COIL, apresenta dinâmicas de acolhimento que qualificam as experiências dos sujeitos envolvidos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study focuses on the analysis of relational dynamics established (hospitality/welcoming) in synchronous virtual academic mobility (MAV) classes using the COIL learning model and presents, as an investigative question: "What discursive elements signal hospitality in a synchronous class, from the perspective of teachers and students, in a virtual academic mobility experience, offered by higher education institutions, through Collaborative Online International Learning (COIL)?". As a general objective, we sought to understand hospitality dynamics in the COIL model of virtual academic mobility, from the perspective of teachers and students from higher education institutions. The aim was also to identify and analyze discursive signs of hospitality in academic mobility, based on the statements of teachers and students in virtual academic mobility classroom dynamics participating in the COIL model. Virtual Academic Mobility is understood as movements carried out by teachers and students who are linked to higher education institutions in a synchronous virtual international experience (O'Dowd, 2018) and hospitality is presented as a phenomenon that occurs in the space "between" subjects whose roles change in the relationship (Perazzolo et al., 2013). The research, of an exploratory and qualitative nature, used the "Snowball" technique as an approach to approach interviewees. As a research technique, we opted for a semi-structured interview, which was carried out via Google Meet, with students and teachers who participated in MAV through COIL. Data processing and analysis took place, predominantly, through the Bakhtinian enunciative line in which statements are configured in the interaction between subjects (Bakhtin, 1997). In the approximations made between theoretical-methodological models of teaching and hospitality, it was identified that, in synchronous MAV classes by COIL, the hospitality flags refer to previous provisions previously identified (hospitality in the pre-synchronic axis), since the The analyzed speeches point to elements such as structuring COIL projects, with prior organization of classes, preparatory classes, organization of virtual work teams. During the experience (synchronic axis), participants highlight interactive dynamics during classes, mutual cooperation, the willingness present among participants to welcome the Other. After the experiences (post-synchronic axis), continuing to contact teachers and students, as well as planning other international experiences, both virtual and in-person, stood out in participants' speeches. Therefore, virtual academic mobility, through the COIL model, presents welcoming dynamics that qualify the experiences of the subjects involved. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPESpt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIntercâmbio educacionalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectHospitalidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectEducational exchangesen
dc.subjectEducationen
dc.subjectHospitalityen
dc.subjectLearningen
dc.titleInternacionalização do ensino superior, mobilidade acadêmica virtual e hospitalidade : aulas síncronas no escopo do Collaborative Online International Learning (COIL)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3294576132779889pt_BR
mtd2-br.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3294576132779889pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidadept_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-02-27


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