Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCatelli, Francisco
dc.contributor.authorThomazoni, Júlia Giacomet
dc.contributor.otherGiovannini, Odilon
dc.contributor.otherMorales, Andréa Cantarelli
dc.date.accessioned2024-03-19T14:32:40Z
dc.date.available2024-03-19T14:32:40Z
dc.date.issued2024-03-16
dc.date.submitted2024-01-26
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13135
dc.descriptionMesmo tendo, via de regra, acesso à educação formal, crianças e adolescentes em situação de risco são privados de grande parte dos recursos que seriam desejáveis na fase dos seis aos quinze anos, à qual pertence o grupo participante desta pesquisa. Às instalações precárias e destituídas de praticamente todos os recursos, tais como instalações operacionais de informática, laboratórios e climatização, apenas para citar alguns, soma-se um ensino predominantemente prescritivo, no que diz respeito especialmente às ciências e à matemática. No interior deste cenário, esta investigação configurou-se como parte de um programa de ação social oferecido por uma escola privada da região, no qual, rotineiramente, são acolhidos grupos de alunos, a quem são oferecidos todos os recursos aos quais eles não têm acesso em suas escolas de origem. Nesta pesquisa, um grupo de quinze alunos participou de cinco encontros, nos quais um jogo de tabuleiro voltado à aprendizagem de óptica serviu de "fio condutor" para uma série de atividades exploratórias, desenhadas de modo a promover o maior números possível de trocas entre os participantes, e destes com a professora pesquisadora. Os resultados apontam para uma apropriação parcial dos conceitos envolvidos, apropriação esta que foi detectada, à luz das premissas teóricas de Ausubel, nas falas e diferentes produções dos estudantes. Os recursos e procedimentos metodológicos estão acessíveis a todo os interessados sob forma de um produto educacional, juntamente com esta dissertação. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractEven though, as a rule, in the access to formal education, children and adolescents at risk are deprived of a large part of the resources that would be desirable in the period between six and fifteen years old, to which the group participating in this research belongs. In addition to precarious facilities lacking practically all resources, such as operational computing facilities, laboratories and air conditioning, just to name a few, there is a predominantly prescriptive teaching, especially with regard to science and mathematics. Within this scenario, this investigation was configured as part of a social action program offered by a private school in the region, in which groups of students are routinely welcomed, who are offered all the resources to which they do not have access. in their home schools. In this research, a group of fifteen students participated in five meetings, in which a board game focused on learning optics served as a ?guideline? for a series of exploratory activities, designed to promote as many exchanges as possible between students. participants, and between them and the research teacher. The results point to a partial appropriation of the concepts involved, an appropriation that was detected, in the light of Ausubel's theoretical premises, in the students' speeches and different productions. The methodological resources and procedures are accessible to all interested parties in the form of an educational product, together with this dissertation. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos de tabuleiro - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectÓptica - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingen
dc.subjectBoard games - Knowledge and learningen
dc.subjectOptics - Knowledge and learningen
dc.titleProdução de um jogo de tabuleiro conceitual de óptica em uma sequência didática uma proposta inovadora para o ensino de físicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttps://lattes.cnpq.br/9445298856821760pt_BR
mtd2-br.author.lattesTHOMAZONI, Júlia G.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-03-15


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples