Formação inicial na educação infantil : potencialidades no estágio e na docência
Fecha
2024-04-11Autor
Defaveri, Bruna Battistel
Orientador
Morés, Andréia
Metadatos
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Esta dissertação objetivou investigar quais as potencialidades na formação de professores estão entrelaçadas ao estágio supervisionado, vivenciado no contexto da Educação Infantil, com estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia, em uma universidade comunitária, a fim de contextualizar o estágio supervisionado na Educação Infantil, identificando as potencialidades e desafios vivenciados pelas estudantes na formação de professores, analisando quais os saberes são mobilizados, que contribuíram para a realização do estágio e seus entrelaçamentos entre teoria e prática. O aporte teórico deste estudo fundamenta-se principalmente em Nóvoa (1992; 2009; 2019; 2015; 2022), Pimenta (2005; 2021), Barbosa (2006; 2013; 2018; 2022), Tardif (2015) e Freire (2021), autores que contribuem para as reflexões sobre a docência na educação infantil, estágio supervisionado e formação inicial de professores, entre outros. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, baseou-se, especialmente, no estudo de caso com os referenciais de Yin (2005), Morés (2012), e Lüdke e André (2013). O estudo de caso contemplou a análise documental do Projeto Político Pedagógico do curso de uma universidade comunitária e o projeto de estágio e o artigo final de três estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia. Por conseguinte, para a análise dos dados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), embasada em Moraes e Galiazzi (2020). A partir dessa análise, emergiram duas categorias gerais, a saber: "saberes docentes e trajetórias da formação docente" e "o potencial formativo da vivência na educação infantil"; e um metatexto: "O potencial da formação continuada de professores". Os resultados desta pesquisa reverberaram em algumasc potencialidades que o estágio supervisionado proporciona para a formação de professores no curso de licenciatura em pedagogia como: (1) Possibilidade de vivenciar a profissão; (2) Reconhecimento de si e tomada de consciência identitária da docência; (3) Possibilidade de escolha e de conhecimento da formação continuada; (4) Reconhecimento do estágio enquanto pesquisa. No entanto, também foram encontrados alguns desafios, como (1) alguns distanciamentos entre teoria e prática; (2) Formação muito ampla, sem aprofundamentos teóricos pedagógicos; (3) Aprender a reconhecer a docência na Educação Infantil; (4) A relevância das formações em licenciatura serem ministradas por pedagogos(as). Assim, o estágio supervisionado foi percebido como potencial formativo que muito contribui com a formação e com a valorização dos professores em um momento em que os professores, junto a seus pares, podem aprender e vivenciar sua profissão, contribuindo com a melhora da qualidade da educação. [resumo fornecido pelo autor]