• Objeto de aprendizagem para produção colaborativa de arte 

      Fracaro, Daiane
      Com as tecnologias cada vez mais presentes em nosso cotidiano e no contexto escolar, novas estratégias pedagógicas precisam ser pensadas para utilizar o computador como uma ferramenta de auxílio à construção do conhecimento. ...
    • Projeção mapeada interativa: construção da obra "o reflexo do narciso digital" 

      Canuto, Michel
      Este trabalho tem como objetivo a criação de uma projeção mapeada interativa cujo tema é o narcisismo digital, assim como o estudo aprofundado a três principais conceitos da pesquisa: projeção mapeada, narcisismo e ...
    • Sistema de provador virtual como facilitador de venda 

      Taffarel, Jean Michel Bachmann
      A popularização e evolução das tecnologias fez surgir novas estratégias comerciais que vêm sendo utilizadas para inovar em várias áreas de prestação de serviços, como, por exemplo, facilitar o processo de provar roupas e ...
    • Aproximação jogo-jogador por meio de animação e narrativa 

      Pagno, Anne Lorandi
      Narrativas são muito utilizadas em diversos tipos de games e geralmente são apresentadas na forma de animações. Elas têm o poder de manter a atenção e o interesse do jogador por mais tempo em um mesmo jogo. Narrativas estão ...
    • Realidade aumentada como suporte e-commerce 

      Fachinetto, Marcelo
      A Realidade Aumentada é uma tecnologia que proporciona interação e representação avançada entre os mundos real e virtual, que pode auxiliar os clientes a comprar em sites de e-commerce. Devido a grande quantidade de opções ...
    • Sistema de localização baseado em integração gestual 

      Giovanella, Andriel
      Nesse trabalho são abordadas características da interação humano-computador, visando criar um sistema de interação não-convencional. Para tal é apresentado um estudo em reconhecimento gestual e de padrões. O sistema a ser ...
    • Ciber-Orquestra : uma experiência do usuário 

      Schvarstzhaupt, Tiago Cassol
      O presente trabalho trata de Ciberarte, mesclando música clássica e interatividade. O objetivo é desenvolver uma instalação artística capaz de proporcionar ao visitante a experiência interativa tecnológica de ocupar o lugar ...
    • Interface gestual aplicada à recuperação do movimento 

      Gyboski, Daniel Eduardo
      Este trabalho consiste de uma pesquisa teórica/prática envolvendo interfaces gestuais e reabilitação de movimentos físicos. As investigações teóricas guiaram à implementação de uma aplicação dirigida a auxiliar a fisioterapia, ...
    • Computadores vestíveis afetivos como interface de comunicação 

      Corso, Aline
      Este trabalho consiste de uma pesquisa teórico/prática que apresenta ligações significativas entre o corpo e as tecnologias, através da investigação dos conceitos de computadores vestíveis, computação afetiva e computadores ...
    • Sistema de automação residencial: acessibilidade no controle doméstico 

      Piloti, Jason Scalco
      A necessidade de propiciar a pessoas com deficiência maior autonomia em suas tarefas domiciliares tem auxiliado o crescimento do mercado de sistemas para Automação Residencial; todavia, mantêm um custo elevado. Assim este ...
    • Áudio adaptativo baseado em emoções: trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos 

      Macêdo, Felipi Medeiros
      Este trabalho consiste em uma pesquisa teórico-prática sobre áudio adaptativo baseado em emoções, constituindo uma trilha sonora dinâmica para ambientes virtuais interativos. A proposta se situa numa revisão bibliográfica ...
    • Serious game como ferramenta de ensino de lógica de programação para crianças 

      Severgnini, Luís Filipe
      Os serious games são ferramentas de aprendizagem eficazes, pois são motivadores e porque podem comunicar de forma e ficiente conceitos e fatos sobre diversos assuntos. O objetivo deste trabalho era projetar e desenvolver ...