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dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorGambirázio, Lucas Lusa
dc.contributor.otherBocchese, Marcell
dc.contributor.otherSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.date.accessioned2024-05-28T16:30:34Z
dc.date.available2024-05-28T16:30:34Z
dc.date.issued2024-04-12
dc.date.submitted2023-12-01
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13405
dc.descriptionO presente estudo tem como objetivo analisar o discurso construído pela mídia em torno do jogador Lionel Messi no período da Copa do Mundo 2022, a fim revelar a narrativa produzida em torno deste herói do futebol. Para isso utiliza-se inicialmente da pesquisa bibliográfica a fim de compreender o conceito de herói, seu papel nas sociedades e sua relação com o universo do futebol. Torna-se relevante, adiante, também com o apoio de autores, o entendimento de mídia e suas relações com a discussão referente a mito e celebridade na atualidade, especialmente no futebol. O estudo de caso ao final é proposto em torno do jogador Lionel Messi, com uma análise envolvendo fotografias e manchetes do período na Copa do Mundo de 2022 selecionados no site GE- Globo Esporte. Utiliza-se da abordagem semiótica e semiológica para a interpretação do discurso midiático e aplica-se a jornada do herói proposta por Joseph Campbell (2004) como base estrutural. Com a conclusão do estudo percebe-se que a mídia possui um papel fundamental no fortalecimento de ídolos no futebol, especialmente com a construção de discursos que fortalecem essas figuras a partir de narrativas presentes desde sempre no imaginário da população. Ao utilizar a imagem do jogador-celebridade como signo potencial em manchetes e fotografias, temos na cena midiática um herói- protagonista que ao mesmo tempo que supera obstáculos também possui a atenção das audiências a partir dessas narrativas implícitas, mas para fazer parte deste jogo o jogador é, antes de tudo, um grande ídolo das torcidas. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the discourse constructed by the media around the player Lionel Messi during the 2022 World Cup, in order to reveal the narrative produced around this football hero. For this purpose, bibliographical research is initially used in order to understand the concept of hero, their role in societies and their relationship with the world of football. Further on, also with the support of authors, the understanding of media and its relations with the discussion regarding myth and celebrity today, especially in football, becomes relevant. The case study at the end is proposed around the player Lionel Messi, with an analysis involving photographs and headlines from the period at the 2022 World Cup selected from the GE- Globo Esporte website. The semiotic and semiological approach is used to interpret media discourse and the hero's journey proposed by Joseph Campbell (2004) is applied as a structural basis. With the conclusion of the study, it is clear that the media plays a fundamental role in strengthening idols in football, especially with the construction of discourses that strengthen these figures based on narratives that have always been present in the population's imagination. By using the image of the celebrity player as a potential sign in headlines and photographs, we have in the media scene a hero-protagonist who, at the same time as he overcomes obstacles, also has the attention of the audiences based on these implicit narratives, but to be part of this game the The player is, above all, a great fan idol. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectJogadores de futebol - Argentinapt_BR
dc.subjectCopas do mundo (Futebol)pt_BR
dc.subjectMessi, Lionel, 1987-pt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectComunicação de massapt_BR
dc.titleJornada do herói, mídia e futebol: a trajetória de Lionel Messi na Copa do Mundo de 2022pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-04-11


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