Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorFrois, Juliana Camila
dc.contributor.otherBocchese, Marcell
dc.contributor.otherSilva, Ronei Teodoro da
dc.date.accessioned2024-05-29T16:33:47Z
dc.date.available2024-05-29T16:33:47Z
dc.date.issued2024-04-12
dc.date.submitted2023-11-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/13413
dc.descriptionEste estudo tem como objetivo analisar cartazes cinematográficos de terror na atualidade, visando compreender de que forma constrói-se e atualiza-se a atmosfera do gênero especialmente a partir da elaboração de uma comunicação persuasiva, atraindo o espectador jovem da atualidade. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa e emprega métodos exploratórios e comparativos, referenciando-se em alguns autores de destaque como Abraham Moles, Adilson Citelli, Américo de Sousa, Ferdinand de Saussure, Fernando Mascarello, Jon Savage, Philip Kemp e Steven Jay Schneider. A estrutura é organizada em três etapas: Na primeira será abordado o conceito de cartaz e sua relevância como peça publicitária; A segunda se concentra no gênero cinematográfico de terror e seus subgêneros, explorando a representação da juventude e a atualização do gênero por meio de remakes; Já a etapa final consiste na análise da linguagem visual presente nos cartazes de filmes de terror clássicos, tanto nas versões originais quanto nos remakes. Concluiu-se que o cartaz cinematográfico é renovado na atualidade, atraindo uma nova geração de espectadores para os remakes, contribuindo para o fortalecimento e atualização do gênero terror pela perspectiva da comunicação persuasiva, por meio da reestruturação da linguagem visual das peças, que incorpora elementos icônicos e simbólicos do gênero com uma estética mais grotesca e sombria, visando a cativar o público contemporâneo. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study has as goal to analyze current horror film posters, aiming to understand how the atmosphere of the genre is constructed and updated, especially through the development of persuasive communication, attracting today's young spectators. The research is based on a qualitative approach and uses exploratory and comparative methods, referencing some prominent authors such as Abraham Moles, Adilson Citelli, Américo de Sousa, Ferdinand de Saussure, Fernando Mascarello, Jon Savage, Philip Kemp and Steven Jay Schneider. The structure is organized in three stages: In the first, the concept of poster and its relevance as an advertising piece will be addressed; The second focuses on the horror film genre and its subgenres, exploring the representation of youth and the updating of the genre through remakes; The final stage consists of analyzing the visual language present in the posters of classic horror films, both in the original versions and in the remakes. It was concluded that the cinematographic poster is currently renewed, attracting a new generation of spectators to remakes, contributing to the strengthening and updating of the horror genre from the perspective of persuasive communication, through the restructuring of the visual language of the posters, which incorporates elements iconic and symbolic of the genre with a more grotesque and dark aesthetic, with the goal of captivate contemporary audiences. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectCartazes de cinema - Análise do discursopt_BR
dc.subjectFilmes de terror - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectRemakes de filmespt_BR
dc.subjectPersuasãopt_BR
dc.titleTerror em cartaz: uma análise de cartazes cinematográficos de clássicos do gênero e seus remakespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2024-04-11


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples