dc.contributor.advisor | Silva, Ivana Almeida da | |
dc.contributor.author | Oliveira, Alessandra Feldmann de | |
dc.contributor.other | Bocchese, Marcell | |
dc.contributor.other | Silva, Ronei Teodoro da | |
dc.date.accessioned | 2024-05-29T18:40:44Z | |
dc.date.available | 2024-05-29T18:40:44Z | |
dc.date.issued | 2024-04-12 | |
dc.date.submitted | 2023-11-27 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ucs.br/11338/13416 | |
dc.description | O presente trabalho busca discutir relações entre arte e consumo na atualidade, a partir de um olhar sobre capas de álbuns musicais do subgênero rock clássico e suas possibilidades de expressão na atualidade, especialmente a partir do fenômeno das apropriações. Com uma abordagem exploratório- qualitativa o estudo busca elucidar pontos relevantes nas relações que se estabelecem entre capas de álbuns musicais e suas possibilidades de apropriação na sociedade de consumo. Organizado a partir de três focos fundamentais, o trabalho inicia com pesquisa bibliográfica, investigando relações entre arte, consumo e mercado musical, considerando arte como expressão criativa e também agente de rupturas, esclarecendo o conceito de apropriação neste cenário. Em seguida, adentra o universo do rock clássico, abordando além de sua dimensão sonora, sua importância cultural, explorando elementos relacionados ao mercado musical e focando nas capas de álbuns como produtos culturais influenciados pelo consumo. Finalmente, a partir do uso da análise de conteúdo, realiza-se um olhar aprofundado de possíveis apropriações de capas de álbuns de rock clássico, investigando como manifestam-se nos cenários do consumo atual em nossa sociedade especialmente a partir de manifestações visuais. Tendo como apoio a organização de categorias para a análise do material selecionado, além dos estudos em torno de arte, consumo, apropriações, linguagem visual e semiótica, o presente trabalho examina neste momento possibilidades e dinâmicas curiosas envolvendo apropriações inspiradas no rock clássico e sua influência na indústria cultural. Conclui-se que este estudo não só ampliou a compreensão teórica sobre a indústria cultural, design gráfico e rock clássico, mas também aprimorou habilidades práticas que serão fundamentais para futuras produções profissionais e acadêmicas, ultrapassando as fronteiras da comunicação. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation endeavors to explore the interplay between art and consumption in contemporary society, focusing on album covers within the subgenre of classic rock and their expressive possibilities today, particularly through the phenomenon of appropriations. Employing an exploratory-qualitative approach, the study aims to elucidate pertinent aspects in the relationships forged between album covers and their potential appropriations within the consumer-driven society. Structured around three core focal points, the dissertation commences with a literature review, probing the connections among art, consumption, and the music market. It considers art both as a creative expression and an agent of disruptions, clarifying the concept of appropriation in this context. Subsequently, it delves into the realm of classic rock, addressing not only its sonic dimension but also its cultural significance. The exploration encompasses elements tied to the musical market, focused on album covers as cultural products influenced by consumption. Finally, employing content analysis, a thorough examination is conducted on potential appropriations of classic rock album covers, investigating how they manifest in contemporary consumption scenarios, particularly through visual expressions. Supported by the categorization of selected materials and an exploration of art, consumption, appropriations, visual language, and semiotics, this study scrutinizes intriguing possibilities and dynamics surrounding visual appropriations inspired by classic rock and their impact on the cultural industry. The conclusion asserts that this study not only broadened the theoretical understanding of the cultural industry, graphic design, and classic rock but also enhanced practical skills crucial for future professional and academic endeavors, transcending the boundaries of communication. [resumo fornecido pelo autor] | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.subject | Arte - Consumo | pt_BR |
dc.subject | Indústria cultural | pt_BR |
dc.subject | Rock | pt_BR |
dc.subject | Álbuns - Música | pt_BR |
dc.title | Capas de álbuns musicais de rock clássico: entre arte, consumo e apropriações na atualidade | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
mtd2-br.advisor.instituation | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
mtd2-br.program.name | Bacharelado em Publicidade e Propaganda | pt_BR |
mtd2-br.campus | Campus Universitário de Caxias do Sul | pt_BR |
local.data.embargo | 2024-04-11 | |