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Efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão de cursos de licenciatura em matemática do IFRS

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Dissertacao Andre Matias Evaldt de Barros.pdf (1.522Mb)
Fecha
2016-11-22
Autor
Barros, André Matias Evaldt de
Orientador
Rosa, Geraldo Antônio da
Metadatos
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Resumen
Esta dissertação tem por objetivo analisar os efeitos de poder e subjetivação dos discursos de evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática, nos campi Bento Gonçalves e Caxias do Sul do IFRS. Nosso recorte de pesquisa é orientado pelos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva genealógica de Michel Foucault, com as contribuições dos trabalhos de Candiotto (2010), Castro (2004), Gallo (2012), Meseguer (2001), Popkewitz e Lindblad (2001), Rabinow e Rose (2006), Ramos do Ó (2009), Revel (2005) e Veiga-Neto (2014). O problema de pesquisa é “que possíveis efeitos de poder e subjetivação decorrem dos discursos de evasão escolar nos cursos de Licenciatura em Matemática dos campi Bento Gonçalves e Caxias do Sul do IFRS?”. A metodologia de trabalho consistiu em análise de entrevistas gravadas com professores e discentes dos cursos e a análise documental do IFRS, tais como o Projeto Pedagógico Institucional e os Projetos Pedagógicos dos Cursos. O primeiro dos quatro capítulos apresenta as considerações sobre pressupostos metodológicos, questões e objetivos de pesquisa e um estado da arte da produção acadêmica sobre evasão escolar no Ensino Superior. Depois, o segundo capítulo contextualiza os Institutos Federais no cenário da educação no país, seus principais objetivos e sua organização como instituição. No terceiro, são tratadas as categorias teórico-conceituais foucaultianas que fundamentam a análise, configuradas através das discussões sobre discurso, regimes de verdade, disciplina, modos de subjetivação, biopoder, biopolítica e estatísticas. Por fim, são apresentados elementos que ajudam a concluir que há três discursos básicos sobre evasão que puderam ser percebidos nas falas dos docentes e discentes e nos documentos de análise: o de que o curso é difícil, o que considera o uso que o aluno faz dele e o que tenta dar conta das prioridades do aluno frente à Licenciatura em Matemática. Os principais efeitos de poder e subjetivação dizem respeito à classificação dos alunos a partir de categorias que envolvem domínio de saberes matemáticos, aptidões, questões de trabalho, família e idade e tempo de dedicação ao curso e em atividades extraclasse. Para além das considerações das possibilidades de sua reversão, percebe-se que a evasão contribui para as definições de permanência de determinados perfis discentes e funciona como processo de normalização da população de alunos dos dois cursos pesquisados.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1375
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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