Companhias aéreas na comunicação publicitária: Imaginário de viagem e persuasão

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Data
2024-12-23Autor
Florian, Augusto Biegelmeyer
Orientador
Silva, Ivana Almeida da
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Mostrar registro completoResumo
Este estudo tem como objetivo compreender como as companhias aéreas representam o imaginário de viagem, especialmente por meio do discurso persuasivo da publicidade, revelando diferentes possibilidades de consumo. De natureza qualitativa e exploratória, a pesquisa adota uma abordagem de análise de casos múltiplos e é estruturada em três partes principais: na primeira parte, são explorados os aspectos teóricos da persuasão, suas origens, aplicações e presença no cenário publicitário. O foco recai sobre os diversos meios pelos quais o discurso persuasivo é disseminado, incluindo mídias mais recentes, como as redes sociais, ao mesmo tempo que expõe os gatilhos emocionais dos quais as marcas utilizam não apenas para instigar a decisão de compra, mas também para criar sua imagem perante o mercado; a segunda parte reflete sobre o sonho de voar, os medos e as aspirações ligados ao ato de viajar antes mesmo da invenção da aeronave. Também apresenta um breve histórico do surgimento e desenvolvimento da aviação, contextualizando como as tendências de cada época moldaram o imaginário em torno da ideia de viagem. Este contexto inclui a influência do American Way of Life e da sociedade de consumo; por fim, a terceira parte analisa três companhias aéreas, destacando suas diferenças identitárias, como os modelos de viagem premium e low cost, seus principais focos e estratégias de comunicação. O objetivo é identificar como cada uma utiliza a persuasão em seu discurso para alcançar seu público-alvo e tornar suas mensagens mais eficazes. Assim, o estudo evidencia como as companhias aéreas tornaram a viagem de avião algo de desejo, e investiga como o imaginário e a persuasão impactam a maneira como as pessoas viajam, influencia o desenvolvimento da sociedade e fortalece a conexão global. [resumo fornecido pelo autor]