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dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorFlorian, Augusto Biegelmeyer
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.contributor.otherTrajano, Júlio Cézar Colbeich
dc.date.accessioned2025-04-09T12:31:25Z
dc.date.available2025-04-09T12:31:25Z
dc.date.issued2024-12-23
dc.date.submitted2024-12-04
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14402
dc.descriptionEste estudo tem como objetivo compreender como as companhias aéreas representam o imaginário de viagem, especialmente por meio do discurso persuasivo da publicidade, revelando diferentes possibilidades de consumo. De natureza qualitativa e exploratória, a pesquisa adota uma abordagem de análise de casos múltiplos e é estruturada em três partes principais: na primeira parte, são explorados os aspectos teóricos da persuasão, suas origens, aplicações e presença no cenário publicitário. O foco recai sobre os diversos meios pelos quais o discurso persuasivo é disseminado, incluindo mídias mais recentes, como as redes sociais, ao mesmo tempo que expõe os gatilhos emocionais dos quais as marcas utilizam não apenas para instigar a decisão de compra, mas também para criar sua imagem perante o mercado; a segunda parte reflete sobre o sonho de voar, os medos e as aspirações ligados ao ato de viajar antes mesmo da invenção da aeronave. Também apresenta um breve histórico do surgimento e desenvolvimento da aviação, contextualizando como as tendências de cada época moldaram o imaginário em torno da ideia de viagem. Este contexto inclui a influência do American Way of Life e da sociedade de consumo; por fim, a terceira parte analisa três companhias aéreas, destacando suas diferenças identitárias, como os modelos de viagem premium e low cost, seus principais focos e estratégias de comunicação. O objetivo é identificar como cada uma utiliza a persuasão em seu discurso para alcançar seu público-alvo e tornar suas mensagens mais eficazes. Assim, o estudo evidencia como as companhias aéreas tornaram a viagem de avião algo de desejo, e investiga como o imaginário e a persuasão impactam a maneira como as pessoas viajam, influencia o desenvolvimento da sociedade e fortalece a conexão global. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand how airlines represent the imagination of travel, especially through the persuasive discourse of advertising, revealing different possibilities for consumption. Qualitative and exploratory in nature, the research adopts a multiple-case analysis approach and is structured into three main parts. The first part explores the theoretical aspects of persuasion, its origins, applications, and presence in the advertising landscape. It focuses on the various means through which persuasive discourse is disseminated, including newer media such as social networks, while highlighting the emotional triggers brands use not only to drive purchasing decisions but also to shape their market image. The second part reflects on the dream of flying, the fears, and aspirations tied to the act of traveling even before the invention of the airplane. It also presents a brief history of the emergence and development of aviation, contextualizing how trends of each era shaped the imagination surrounding the idea of travel. This context includes the influence of the American Way of Life and consumer society. Finally, the third part analyzes three airlines, highlighting their identity differences, such as premium and low cost travel models, their primary focuses, and communication strategies. The goal is to identify how each one uses persuasion in its discourse to reach its target audience and make its messages more effective. Thus, the study highlights how airlines have turned air travel into something desirable and investigates how imagination and persuasion impact the way people travel, influence societal development, and strengthen global connections. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectPropagandapt_BR
dc.subjectViagens aéreaspt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.titleCompanhias aéreas na comunicação publicitária: Imaginário de viagem e persuasãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-03-03


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