Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorWitt, Eduarda
dc.contributor.otherRoveda, Vanessa
dc.contributor.otherArnt, Carlos Antonio de Andrade
dc.date.accessioned2025-04-09T13:02:09Z
dc.date.available2025-04-09T13:02:09Z
dc.date.issued2024-12-23
dc.date.submitted2024-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14404
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica da cultura do cancelamento e seus efeitos, especialmente no contexto das marcas e suas estratégias de comunicação. Para isso a pesquisa apresenta um viés exploratório- qualitativo. Inicialmente, com os estudos bibliográficos, a base teórica compreende um capítulo sobre o linchamento virtual, tratando sobre o fenômeno da cultura do cancelamento na busca de um entendimento desse fenômeno contemporâneo. A seguir, reflete-se sobre os desafios em torno da ética e das marcas, especialmente enfrentados no âmbito da comunicação publicitária na era digital. Por fim apresenta-se uma análise a partir da abordagem de duas marcas como estudos de caso: Balenciaga e Bis, que sofreram o impacto da cultura do cancelamento a partir de suas escolhas de comunicação. Desse modo a análise envolve um olhar em torno das estratégias de comunicação de marcas e as polêmicas do cancelamento na atualidade. Ao final do estudo é possível identificar que as estratégias de comunicação adotadas pelas marcas que enfrentaram o boicote apresentaram escolhas delicadas, como o uso de publicidade infantil e o envolvimento em disputas políticas polarizadas. Torna-se fundamental para as marcas e a comunicação publicitária uma abordagem ética e transparente diante do consumidor, com olhar atento a temas sensíveis ao momento vivido pela sociedade, além de buscar reverter crises de imagem em função do cancelamento de forma rápida e eficaz. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to understand the dynamics of cancel culture and its effects, especially in the context of brands and their communication strategies. To this end, the research presents an exploratory-qualitative bias. Initially, with the bibliography, the theoretical basis comprises a chapter on virtual lynching, dealing with studies of cancel culture in the search for an understanding of this contemporary appearance. Next, we reflect on the challenges surrounding ethics and brands, especially faced in the context of advertising communication in the digital era. Finally, an analysis is presented based on the approach of two brands as case studies: Balenciaga and Bis, which suffered the impact of cancel culture through their communication choices. In this way, the analysis involves a look at brand communication strategies and current cancellation controversies. At the end of the study, it is possible to identify that the communication strategies adopted by the brands that faced the boycott were chosen delicately, such as the use of children's advertising and involvement in polarized political disputes. It is essential for brands and advertising communication to have an ethical and transparent approach towards the consumer, with a close eye on topics sensitive to the moment society is experiencing, in addition to seeking to reverse image crises due to cancellation quickly and effectively. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoen_USpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComunismopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectBranding (Marketing)pt_BR
dc.subjectCultura do cancelamentopt_BR
dc.titleMarcas, estratégias de comunicação e a cultura do cancelamentopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-03-03


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples