Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Ivana Almeida da
dc.contributor.authorBresolin, Marina Pizzatto
dc.contributor.otherSilva, Ronei Teodoro da
dc.contributor.otherAlbé, Jussania de Fátima
dc.date.accessioned2025-04-09T14:00:47Z
dc.date.available2025-04-09T14:00:47Z
dc.date.issued2024-12-23
dc.date.submitted2024-12-03
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14409
dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos criados por meninas no TikTok em relação às marcas, sob a perspectiva do UGC - User Generated Content, a partir de uma sensibilização por meio de estratégias de comunicação. O alicerce para o desenvolvimento do estudo é uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O trabalho é organizado em três partes principais, o segundo capítulo explica o comportamento de consumo de meninas entre 08 a 12 anos, faixa etária do estudo em questão. São abordadas também as aproximações das marcas junto às futuras consumidoras, trazendo brevemente o perigo da adultização precoce. O terceiro capítulo apresenta a plataforma TikTok, suas características e histórico, aprofundando no potencial de produção de UGC, seu impacto e uso estratégico. Por fim, no quarto capítulo são averiguadas de maneira aprofundada as produções espontâneas de meninas no TikTok, relacionadas ao consumo de produtos e marcas, especialmente em torno do mercado de beleza, sob a perspectiva do UGC, apresentando cinco categorias estratégicas. A metodologia nesta etapa é pautada na observação na internet, que busca a análise de conteúdo de produções realizadas no TikTok. Desse modo, conclui-se que as marcas adotam estratégias de comunicação variadas e persuasivas, que indiretamente atraem e se aproximam de um público específico em tenra idade, que tem seu comportamento marcado por mudanças advindas da rede e pelas dinâmicas de consumo. Nas produções espontâneas realizadas em torno de marcas no TikTok as meninas demonstram criatividade e desenvoltura, mas também sinais de ansiedade e o consumo de produtos e marcas que por vezes distancia-se do universo ideal para esse grupo. Isso revela a importância da educação midiática, para que o ciclo formado entre meninas, marcas e redes sociais possa ser benéfico e assertivo, preparando-se com cuidado as consumidoras do futuro. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the content created by girls on TikTok in relation to brands, from the perspective of UGC - User Generated Content, based on raising awareness through communication strategies. The foundation for the development of the study is a qualitative research of an exploratory nature. The work is organized into three main parts, the second chapter explains the consumption behavior of girls between 8 and 12 years old, the age range of the study in question. Brand approaches to future consumers are also discussed, briefly bringing up the danger of premature adultization. The third chapter presents the TikTok platform, its characteristics and history, delving deeper into the potential for UGC production, its impact and strategic use. Finally, in the fourth chapter, the spontaneous productions of girls on TikTok are investigated in depth, related to the consumption of products and brands, especially around the beauty market, from the perspective of UGC, presenting five strategic categories. The methodology at this stage is based on internet observation, which seeks to analyze the content of productions made on TikTok. Therefore, it is concluded that brands adopt varied and persuasive communication strategies, which indirectly attract and approach a specific audience at a young age, whose behavior is marked by changes arising from the network and consumption dynamics. In spontaneous productions carried out around brands on TikTok, girls demonstrate creativity and resourcefulness, but also signs of anxiety and the consumption of products and brands that sometimes distance themselves from the ideal universe for this group. This reveals the importance of media education, so that the cycle formed between girls, brands and social networks can be beneficial and assertive, carefully preparing the consumers of the future. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectRedes sociais on-linept_BR
dc.subjectTikTok (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectConteúdo gerado pelo usuáriopt_BR
dc.subjectMeninaspt_BR
dc.titleMeninas e marcas no cenário do consumo: a produção espontânea de conteúdos para marcas no TikTokpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-03-03


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem