Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMartins, José Arthur
dc.contributor.authorLuz, Vinícius Batistelo da
dc.contributor.otherCatelli, Francisco
dc.contributor.otherPertile, Karine
dc.date.accessioned2025-06-12T14:53:56Z
dc.date.available2025-06-12T14:53:56Z
dc.date.issued2025-06-12
dc.date.submitted2025-03-28
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14629
dc.descriptionEsta pesquisa teve por objetivo desenvolver uma proposta de ensino para a aprendizagem de prismas através de métodos ativos de aprendizagem, resolução de problemas do cotidiano de alunos do terceiro ano do ensino médio regular, aplicação e avaliação de uma sequência didática. A aplicação ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara no município de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, com uma turma do turno noturno. Esta dissertação apresenta atividades exploratórias para o ensino de prismas, focada na resolução de problemas e em métodos ativos de aprendizagem por meio de atividades direcionadas, com o intuito de identificar as principais dificuldades dos alunos no aprendizado dos conceitos de área, volume e na visualização geométrica. Todas as atividades aplicadas na sequência didática são originais e desenvolvidas para registrar, avaliar e refletir sobre o desempenho dos alunos durante os encontros, proporcionando subsídios para o ensino da matemática e desses conceitos de geometria espacial. Com base em Ausubel, Moreira e Polya, justifica-se e analisa-se as propostas pedagógicas abordadas e a análise feita a partir dos resultados obtidos pela aplicação em sala de aula, resultando como produto desta pesquisa uma sequência didática denominada "PRISMAMENTE FALANDO". Essa sequência didática demonstra atividades de reconhecimento de conhecimentos prévios, recursos tecnológicos para a aprendizagem, dinâmicas, roteiros de estudos, atividades de planificação de sólidos, construção de mapa conceitual, resolução de problemas, autoavaliação e teste de conhecimentos. A análise de dados foi registrada de forma quantitativa e qualitativa, a partir dos resultados obtidos na aplicação da sequência didática. Pode-se concluir que o produto educacional gerado a partir desta pesquisa tornou-se um recurso didático e pedagógico para o ensino de prismas em um formato dinâmico, acessível e motivador. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to develop a teaching proposal for learning prisms through active learning methods, solving everyday problems of third-year high school students, and applying and evaluating a didactic sequence. The application took place at the Mestre Santa Bárbara State High School in the city of Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, with a class from the evening shift. This dissertation presents exploratory activities for teaching prisms, focused on problem solving and active learning methods through directed activities, with the aim of identifying the main difficulties of students in learning the concepts of area, volume and geometric visualization. All activities applied in the didactic sequence are original and developed to record, evaluate and reflect on the students' performance during the meetings, providing support for teaching mathematics and these concepts of spatial geometry. Based on Ausubel, Moreira and Polya, the pedagogical proposals addressed and the analysis made from the results obtained by the application in the classroom are justified and analyzed, resulting in a didactic sequence called "PRISMALY SPEAKING" as a product of this research. This didactic sequence demonstrates activities of recognition of prior knowledge, technological resources for learning, dynamics, study guides, activities of planning solids, construction of conceptual maps, problem solving, self-assessment and knowledge testing. Data analysis was recorded in quantitative and qualitative ways, based on the results obtained in the application of the didactic sequence. It can be concluded that the educational product generated from this research became a didactic and pedagogical resource for teaching prisms in a dynamic, accessible and motivating format. [resumo fornecido pelo autor]en
dc.language.isoenpt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingen
dc.subjectGeometryen
dc.subjectLearningen
dc.titleResolução de problemas no ensino de área e volume de prismas : uma sequência didática com foco na realidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5227660268858753pt_BR
mtd2-br.author.lattesLUZ, V. B.pt_BR
mtd2-br.program.nameMestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-06-11


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples