Zur Kurzanzeige

dc.contributor.advisorRoveda, Vanessa
dc.contributor.authorEcker, Maira
dc.contributor.otherSpada, Anaize
dc.contributor.otherCorrêa, Edson Luiz Scain
dc.date.accessioned2025-06-25T14:57:32Z
dc.date.available2025-06-25T14:57:32Z
dc.date.issued2025-06-10
dc.date.submitted2023-07-06
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14668
dc.descriptionNas últimas décadas têm surgido grandes mudanças no mercado de trabalho em relação à exigência e preocupação com o bem estar do colaborador. A intensa competitividade mercadológica faz com que cada vez mais organizações apostem no engajamento de colaboradores como uma forma de diferenciar-se e produzir inovações. Surge então a problemática sobre quais estratégias geram benefícios em termos de engajamento dos colaboradores e se os eventos contribuem nesse sentido. A fim de responder a questão, foi necessário traçar objetivos, tendo como objetivo geral analisar o uso dos eventos corporativos, enquanto meio de comunicação, utilizadas por empresas, para proporcionar o engajamento. Para a construção das respostas, os métodos de pesquisa utilizados foram a revisão bibliográfica e entrevistas em profundidade com sete profissionais de Caxias do Sul, atuantes na área da comunicação interna e dos eventos corporativos. Através das entrevistas foi possível identificar que os participantes entendem que o engajamento é um dos objetivos que os eventos corporativos geram. Para eles, os eventos contribuem para o engajamento principalmente porque geram a melhoria do ambiente organizacional e o alinhamento com as estratégias organizacionais. Para que os eventos criem este benefício eles devem estar bem alinhados ao perfil dos colaboradores e contar com a participação ativa da alta gestão. Os entrevistados também entendem que apesar de os eventos contribuírem para o engajamento, por si só, como estratégia isolada não são suficientes. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractIn recent decades, great changes have occurred in the labor market in relation to the demand and concern for the well-being of the employee. Intense market competitiveness means that more and more organizations are betting on employee engagement as a way of differentiating themselves and producing innovations. The issue then arises about which strategies generated benefits in terms of employee engagement and whether the events acted in that direction. In order to answer the question, it was necessary to outline objectives, with the objective of analyzing the general use of corporate events, as a means of communication, used by companies, to provide engagement. For the construction of answers, the research methods used were a bibliographic review and in-depth interviews with seven professionals from Caxias do Sul, working in the area of internal communication and corporate events. Through the interviews, it was possible to identify that the participants understand that engagement is one of the objectives that corporate events generate. For them, the events induced engagement mainly because they improved the organizational environment and controlled it with organizational strategies. For events to create this benefit, they must be well aligned with the profile of employees and have the active participation of top management. Those tolerated also understand that, although events contribute to engagement, by themselves, as an educational strategy, they are not enough. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPromoção de eventos especiais - Organizaçãopt_BR
dc.subjectEmpresas - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectRelações públicaspt_BR
dc.titleEvento corporativo: um estudo sobre a promoção de eventos como estratégia de engajamento dos funcionáriospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameBacharelado em Relações Públicaspt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-06-09


Dateien zu dieser Ressource

Thumbnail

Das Dokument erscheint in:

Zur Kurzanzeige