• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Relações Públicas
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Relações Públicas
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A contribuição do tradicionalismo para a criação do senso de pertencimento a uma organização empresarial: estudo de caso da Marcopolo e do CTG marco da tradição

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC Claudimara de Camargo Tochetto.pdf (817.1Kb)
Data
2025-06-10
Autor
Tochetto, Claudimara de Camargo
Orientador
Roveda, Vanessa
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo, realizado no Centro de Tradições Gaúchas Marco da Tradição, da Fundação Marcopolo, teve como objetivo verificar de que forma o tradicionalismo pode contribuir para o desenvolvimento do senso de pertencimento de um indivíduo a uma organização empresarial. Nesse contexto, ainda pretendeu investigar o papel da cultura e os movimentos culturais tradicionalistas do Rio Grande do Sul; identificar de que forma o senso de pertencimento se consolida no sujeito; e analisar a forma pela qual as organizações empresariais se movimentam para estimular o senso de pertencimento em seus trabalhadores. Sua metodologia se constitui por ser qualitativa, bibliográfica, com estudo de caso realizado no CTG Marco da Tradição, pertencente à Fundação Marcopolo, vinculada à Marcopolo S.A. Foram entrevistadas quatro pessoas que tinham vinculação direta e indireta com o CTG, com a Fundação Marcopolo ou com a Marcopolo S.A., onde cada um respondeu instrumento de pesquisa específico para o cargo que ocupavam e considerando o tema da pesquisa. Como resultados, tem-se que o tradicionalismo gaúcho passou a fazer parte de outros ambientes, além dos CTGs, a exemplo das empresas, que começaram a cultivar o tradicionalismo em sua forma mais histórica. Nos espaços corporativos podem ser criadas todas as formas de incentivo à cultura local, fazendo com que o colaborador identifique-se e fortaleça seu senso de pertencimento aquele grupo e isso contribui para identificação e pertencimento do colaborador. O caso da empresa Marcopolo com o CTG Marco da Tradição mostra como isso é possível através de suas práticas. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14670
Collections
  • Relações Públicas [39]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV