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dc.contributor.advisorRoveda, Vanessa
dc.contributor.authorJavornik, Gabriela Cristina
dc.contributor.otherSilva, Ivana Almeida da
dc.date.accessioned2025-07-24T14:04:35Z
dc.date.available2025-07-24T14:04:35Z
dc.date.issued2025-06-10
dc.date.submitted2023-11-30
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/11338/14771
dc.descriptionO principal objetivo deste trabalho é identificar de que forma o feminismo e os estereótipos de gênero são utilizados na construção da narrativa do filme Barbie (2023), bem como compreender o comportamento dos principais conceitos da filmologia feminista ao longo da trama. Em um primeiro momento, aprofunda-se a pesquisa bibliográfica em torno dos temas feminismo, estereótipos de gênero e teoria feminista do cinema. Em seguida, é feita a análise fílmica do objeto de estudo para investigar as estratégias adotadas por Greta Gerwig, diretora do longa-metragem, no decorrer do storytelling a fim de fazer conexões entre o feminismo, a filmologia feminista e o enredo retratado na obra. Por fim, são apresentadas as descobertas obtidas a partir do estudo, verificando a utilização de quatro dos estereótipos-chave apresentados por Chaudhuri (2006): the male gaze, the female voice, the monstrous-feminine e a masculinidade em crise, de forma a mostrar trechos do filme que exemplificam a contestação ou a corroboração desses conceitos. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this work is to identify how feminism and gender stereotypes are used in the narrative construction of Barbie (2023), the movie, as well as to understand the behavior of the main concepts of feminist film theories throughout the plot. Firstly, a bibliographical research is carried out regarding the subjects of feminism, gender stereotypes and feminist film theory. Next, filmic analysis of the object of study is presented to investigate the strategies adopted by Greta Gerwig, director of the feature film, during the storytelling in order to make connections between feminism, feminist filmology and the plot portrayed in the piece. Finally, the findings obtained from the study are presented, verifying the use of four of the key stereotypes presented by Chaudhuri (2006): the male gaze, the female voice, the monstrous-feminine and masculinity in crisis and showing scenes from the movie that exemplify the contestation or corroboration of these concepts. [resumo fornecido pelo autor]pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectPublicidade - Análise do discursopt_BR
dc.subjectFeminismo e arte - Análise do discursopt_BR
dc.subjectBarbie (Personagem fictício) - Análise do discursopt_BR
dc.titleWelcome to Barbieland: uma análise sobre o feminismo como recurso narrativo no universo de Barbie, o filmept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.program.nameComunicação Social - Publicidade e Propagandapt_BR
mtd2-br.campusCampus Universitário de Caxias do Sulpt_BR
local.data.embargo2025-06-09


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