• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Relações Públicas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Área do Conhecimento das Ciências Sociais Aplicadas
  • Relações Públicas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Da viralização à conexão: o uso de memes na estratégia de comunicação do iFood

Thumbnail
View/Open
TCC Carol Noronha Rodrigues.pdf (8.407Mb)
Date
2025-07-10
Author
Rodrigues, Carol Noronha
Orientador
Albé, Jussania de Fátima
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar o uso de memes como estratégia de comunicação organizacional, com ênfase na atuação do iFood durante o reality show Big Brother Brasil 25. A pesquisa parte da compreensão de que, na cultura digital contemporânea, os memes não apenas entretêm, mas também constroem vínculos simbólicos e emocionais entre marcas e públicos, especialmente os mais jovens. A metodologia adotada é qualitativa, de caráter exploratório, combinando pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. O corpus da pesquisa foi composto por publicações no perfil oficial do iFood no Instagram, entre janeiro e abril de 2025. Os dados foram organizados e interpretados a partir das dimensões analíticas propostas por Shifman (2014): conteúdo, forma e atitude. Os resultados indicam que o iFood utiliza os memes de forma planejada, respeitando o repertório cultural da audiência e promovendo interações que reforçam sua identidade digital. Conclui-se que os memes, quando integrados a uma estratégia comunicacional bem estruturada, potencializam o engajamento e contribuem para a humanização da marca, consolidando-a como agente ativo na cultura participativa da internet. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/14850
Collections
  • Relações Públicas [42]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV