• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Cursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sul

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertacao Carolina F Degrazia.pdf (1.647Mb)
Data
2014-05-13
Autor
Degrazia, Carolina Figueiró
Orientador
Rejowski, Mirian
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/167
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [191]

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • O conceito de turismo sexual na perspectiva de sua inserção como objeto de estudo na graduação em Turismo 

    Marinho, Marcela Ferreira (2014-06-04)
    Esta pesquisa visa contribuir para a discussão/(re)construção do conceito de turismo sexual, na perspectiva de abordá-lo pedagogicamente na formação superior em turismo. O suporte teórico para as reflexões foi buscado na ...
  • Sustentabilidade e overtourism : saturação das atividades turísticas de acordo com a fase do ciclo de vida do destino turístico 

    Marodin, Tatiana Gehlen (2025-03-28)
    Como fenômeno social, o turismo causa, inexoravelmente, impactos positivos e negativos na localidade receptora. É inegável que a qualidade de vida da população receptora melhora quando os impactos positivos superam os ...
  • A energia eólica sob a ótica do turismo : um estudo sobre os conjuntos eólicos dos municípios de Àgua Doce (SC) e Osório (RS) 

    Côrso, Kárin Ane (2014-06-26)
    Essa dissertação apresentou como objetivo geral a verificação da existência de correspondência efetiva entre a energia eólica e o Turismo, de forma a permitir que se identificasse a confluência entre esses dois temas e de ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV