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dc.contributor.advisorRejowski, Mirian
dc.contributor.authorDegrazia, Carolina Figueiró
dc.date.accessioned2014-05-13T17:16:18Z
dc.date.available2014-05-13T17:16:18Z
dc.date.issued2014-05-13
dc.date.submitted2006-09-29
dc.identifier.urihttps://repositorio.ucs.br/handle/11338/167
dc.descriptionA economia do conhecimento é caracterizada pela tecnologia da informação, pela competitividade acirrada e a valorização do conhecimento como estratégia competitiva. Tais fatores representam novas características da sociedade trazendo diversos desafios para a sustentabilidade de todas as organizações. Para a educação superior, os desafios são ainda mais evidentes. O posicionamento estratégico de mercado que os cursos de Turismo devem adotar para inserir-se nas necessidades da sociedade atual, é questão de suma importância. Esta pesquisa versa sobre este tema, se o curso superior de Turismo, objeto da pesquisa, tem suas estratégias formuladas para superar os desafios para posicionar o mesmo no mercado competitivo. Neste sentido, desenvolve-se um referencial teórico sob o enfoque da economia do conhecimento, do ambiente, estrutura e cultura organizacional, e das estratégias de posicionamento. O estudo finaliza evidenciando que o curso em estudo, mesmo aceitando as exigências da economia do conhecimento, pouco lança mão de recursos estratégicos para posicionar-se no mercado. Também são apresentadas as relações entre as pessoas e as relações burocráticas dentro do curso em que se compreende a dinâmica organizacional.pt_BR
dc.description.abstractKnowledge economy is characterized by information technology, and strong competitiveness for keeping track on knowledge, as a competitive strategy. Such elements reveal new social characteristics, and introduce challenges concerned to the maintenance of self-supporting features of all organizations. Considering University courses the challenges are more noticeable. What market strategy procedures the Tourism course should adopt, to be in accordance with the necessities of the present society, are a question of vital importance. This research inquires into the strategies created by the university course of tourism to surpass its challenges. This is the target of this work, and ranks the course in the competitive market. In this sense, it is developed a theoretical standard, based on knowledge economy, organization of the environment, structure and culture of organizations, and ranking strategies. This study makes evident, the course, which is being analyzed, in spite of the requests made by knowlege technology, has a weak use of strategy resources, which ranks it the market. The relationship among people and the bureaucratic connections are also evaluated in regard to the dynamics of organizationsin the Tourism course.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectTurismo e Gestãopt_BR
dc.subjectEconomia do conhecimentopt_BR
dc.subjectOrganização de ensino superiorpt_BR
dc.subjectBacharelado em Turismopt_BR
dc.subjectPosicionamento de mercadopt_BR
dc.subjectPorto Alegrept_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectTourism and managementen
dc.subjectKnowledges economyen
dc.subjectSuperior educationen
dc.subjectTourism coursesen
dc.subjectStrategic rankingen
dc.subjectPorto Alegrept_BR
dc.subjectRio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleCursos superiores de turismo na economia do conhecimento - posicionamento estratégico de um curso de turismo do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
mtd2-br.advisor.instituationUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
mtd2-br.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4275714193495726pt_BR
mtd2-br.author.lattesDEGRAZIA, Carolina Figueirópt_BR
mtd2-br.program.namePrograma de Pós-Graduação de Mestrado em Turismopt_BR


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