Formação de professores em projetos interdisciplinares em aprendizagem ativa : relato de caso
Date
2017-05-22Author
Leite, Fernanda Fernandes
Orientador
Cunha, Gladis Franck da
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente estudo inserido na linha de Pesquisa Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática, diz respeito à formação de professores em projetos interdisciplinares de aprendizagem ativa da Escola Municipal de Ensino Fundamental General Osório de Vacaria (RS). Numa perspectiva de gestão democrática, foram realizaram atividades envolvendo os alunos, familiares dos educandos, equipe gestora e professores da Escola para implementação de um projeto interdisciplinar, para resolução do problema de gasto excessivo de energia elétrica na escola.O objetivo geral desta pesquisa qualitativa foi capacitar os professores a desenvolver uma proposta interdisciplinar, sustentável e contextualizada de aprendizagem ativa utilizando a metodologia PBL, a fim de abordar as temáticas de produção e consumo de energia. Este trabalho teve como suporte teórico pesquisadores que contribuíram para estruturação de uma proposta de ensino com projetos que levasse à mudança de hábitos, atitudes e reflexão sobre a própria prática pedagógica, destacando-se as contribuições de Freire, que enfatiza a necessidade de transformar o presente para enfrentar o futuro. A pesquisa apresentou-se significativa por viabilizar que os professores revissem suas práticas pedagógicas, além de fortalecer um trabalho conjunto, buscando o desenvolvimento pleno dos educandos. Em consequência da ação dos professores, os alunos desenvolveram autonomia, senso crítico e atitudes conscientes, diante de um ensino problematizador, de modo que o problema proposto possibilitou mudanças de hábitos e atitudes, visando a sustentabilidade. Os resultados desta pesquisa só foram possíveis por ter um grupo de profissionais comprometidos como a capacitação e que aceitaram odesafio de trabalhar em conjunto.