Navegação Teses e Dissertações por autor "Valentini, Carla Beatris"
Itens para a visualização no momento 21-40 of 69
-
Estudantes com transtorno do espectro autista nos anos finais do ensino fundamental : a escuta dos educadores
Loch, Tatiane Marta (2023-12-18)Esta dissertação constitui-se em um estudo qualitativo exploratório e objetiva analisar o processo de inclusão dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir das práticas pedagógicas direcionadas a eles, ... -
Família-criança-escola/professor : o interjogo repetição-transformação
Pereira, Siloé (2014-06-06)A presente investigação – que tem como foco relações possíveis entre aprendizagem, interações familiares e escolares – busca delinear uma compreensão acerca de possíveis interrelações do estilo de aprender que uma criança ... -
A formação de professores e o uso de recursos tecnológicos no ensino de história
Rambo, Fernanda (2018-10-01)Esta pesquisa na área de concentração do ensino de História: Fontes e Linguagens, na linha de pesquisa de Linguagens e Cultura no ensino de História, tem como finalidade analisar como os professores da rede pública de ... -
Formação inicial de professores e autonomia: um estudo com estudantes e docentes de licenciaturas da área de ciências exatas
Peruchin, Débora (2023-02-28)A presente pesquisa foi realizada tendo em vista o objetivo de analisar como a formação de professores propicia que os estudantes de licenciaturas da área de ciências exatas desenvolvam sua autonomia em seus percursos ... -
Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
Gonem, Thays Carvalho (2019-04-23)Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a ... -
Gamificação com foco em narrativa e relações com o saber de estudantes: uma experiência no ensino superior
Fardo, Marcelo Luís (2022-07-29)Esta pesquisa nasce com a intenção de contribuir com a construção de subsídios teórico-práticos para o avanço da gamificação como estratégia utilizada em ambientes educacionais, de modo a proporcionar boas experiências de ... -
A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem
Fardo, Marcelo Luís (2014-05-30)O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados alguns ... -
O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da Inclusão
Lepke, Sonize (2019)Esta tese propõe analisar como as políticas educacionais, na perspectiva da inclusão, orientam os gestores de escolas públicas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e são por eles interpretadas. A pesquisa, ... -
"Há em ti": um olhar da psicanálise para o professor e o estudante haitiano no ensino fundamental
Moraes, Helenara Sironi de (2019-05-29)Os movimentos migratórios existem desde o princípio dos tempos. A guerra, a fome, os desastres naturais, a intolerância religiosa estão entre as razões que levam milhares de pessoas a abandonar sua terra natal em busca de ... -
A inclusão do estudante com deficiência intelectual na educação superior do IFRS Bento Gonçalves : um olhar sobre a mediação docente
Accorsi, Maria Isabel (2016-09-21)Esta dissertação tem como principal objetivo analisar o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual (DI) na Educação Superior Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio ... -
Incursões reflexivas sobre o conceito de turismo e a qualificação "pedagógico" no binômio "turismo pedagógico"
Lima, Francielle de (2014-11-18)A presente pesquisa tem como objeto de estudo o conceito de Turismo pedagógico, focalizado em relações conceituais que possam emergir da análise desse binômio, tendo em conta particularmente o fato de “Turismo” configurar-se ... -
Informática educativa na rede municipal de Caxias Sul: 20 anos de história - 1992-2012
Pasqual Júnior, Paulo Antonio (2023-11-11)Os computadores fazem parte da educação há pelo menos 40 anos, contudo, a História da Tecnologia na Educação ainda não é uma área consolidada no campo das pesquisas em História da Educação. Durante esse período, no Brasil, ... -
A inteligência artificial como prática mediadora para o ensino e aprendizagem na educação
Domeneghini, Daiana (2022-07-08)A pesquisa versa sobre a inserção das técnicas de Inteligência Artificial na educação, bem como o reconhecimento das características que envolvem o uso dessas técnicas como prática mediadora para ensinar e aprender. De ... -
Interações da criança surda em escola comum
Franzoi, Elenara Borges Silveira (2017-03-15)Esta dissertação objetiva analisar as interações da criança surda em escola comum, a fim de entender o papel das interações no contexto escolar, bem como sua importância para a constituição da linguagem e da aprendizagem. ... -
Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias
Maciel, Rochele Rita Andreazza (2019-11-12)Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ... -
O jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa nas aulas de educação física
Frank, Tiago José (2017-10-23)O objetivo desta pesquisa é avaliar a contribuição do jogo de Fusen como recurso pedagógico na inclusão de estudantes com deficiência física severa em aulas de Educação Física. Criado no Japão, o jogo de Fusen é uma atividade ... -
O jogo Probio e a visão sistêmica em educação ambiental
Mendes, Michel (2017-02-23)O objetivo desta pesquisa é investigar o caráter educacional do jogo Probio frente à visão sistêmica em educação ambiental, a fim de situar sua relevância para a construção de um novo olhar sobre a relação homem-natureza. ... -
Laboratório de fabricação: o processo criativo à luz da abstração reflexionante no ensino e aprendizagem de design
Toso, Tiago (2019-11-11)Esta é uma pesquisa teórica que tem por base a Epistemologia Genética de Piaget, a aprendizagem no ensino em Design e os laboratórios de fabricação digital. A Epistemologia Genética preocupa-se em explicar como o conhecimento ... -
Laptop educacional : mecanismos sociocognitivos nos contextos de aprendizagem
Rigoni, Dirce Méri De Rossi Garcia Rafaelli (2014-06-06)Essa dissertação possui um caráter exploratório, em que o delineamento metodológico é dado pelo estudo de caso que investiga os mecanismos sociocognitivos dos estudantes em interação com o laptop educacional. Os estudantes, ... -
O laptop educacional na sala de aula : movimentos de letramento digital nas práticas de leitura e escrita de estudantes do ensino fundamental
Schonz, Mariane Maria (2014-06-09)Esta dissertação tem como objetivo principal investigar como os movimentos de letramento digital ocorrem nas práticas de leitura e escrita no contexto da inserção dos laptops em uma escola de ensino fundamental. O estudo ...