Navegação Teses e Dissertações defendidas na UCS por autor "Ramos, Flávia Brocchetto"
Itens para a visualização no momento 41-60 of 71
-
Ler e jogar ou jogar e ler? : estratégias de leitura empregadas por estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao jogar no click jogos
Boeira, Adriana Ferreira (2016-01-26)O objetivo desta pesquisa é investigar o perfil de leitura dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do município de Vacaria-RS, analisando as estratégias de leitura empregadas por eles ao ... -
Letramento literário : leitura de contos populares na educação
Bortoli, Janaina Pieruccini de (2015-09-30)A presente dissertação de mestrado parte de dois estudos anteriores realizados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). As pesquisas investigavam a relação entre os processos mediadores de leitura do texto literário ... -
Letramento no compasso da poesia : experiência pedagógica em uma turma de 1º ano do ensino fundamental
Negri, Andreia Silva de (2015-02-05)Esta dissertação analisa, a partir de pesquisa experimental, como é possível promover o letramento a partir leitura mediada de poesia, em uma classe de primeiro ano do Ensino Fundamental. O problema posto justifica-se pela ... -
Letramentos em diálogo com o acervo do pacto nacional pela alfabetização na idade certa : uma ampliação da experiência com linguagem
Cella, Sirley Morello (2016-11-22)O desafio da prática alfabetizadora na perspectiva dos letramentos visual e literário originou este trabalho. A discussão tem por objetivo central identificar os princípios subjacentes às sequências didáticas, propostas ... -
Literatura e estratégias de leitura no Ensino Médio : análise de proposta para a formação de leitores autônomos
Alves, Karina Feltes (2016-11-22)O objetivo desta pesquisa é investigar a aplicação de sequência de leitura, de maneira a identificar possíveis avanços no processo de formação leitora do aluno de Ensino Médio, considerando o uso autônomo e eficaz de ... -
Literaturar: uma escrita pelo ato
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2024-03-28)Implicada com a escrita acadêmica em educação, a tese Literaturar: uma escrita pelo ato tematiza o literaturar junto ao PPGEdu da Universidade de Caxias do Sul-UCS, por meio da linha de pesquisa em História e Filosofia da ... -
Livro de poesia no Ensino Médio : possibilidade de interação
Dalenogare, Rosana Andres (2018-02-23)Esta investigação objetiva analisar possibilidades de interação entre a poesia e os prováveis destinatários - estudantes matriculados no Ensino Médio -, a partir do estudo da antologia Poesia faz pensar, pertencente ao ... -
Mediação da literatura : contação de história pelo Youtube
Pereira, Anelise Boaventura (2024-01-27)O modo como a contação de histórias acontece vai se modificando com o passar dos tempos. Mesmo que gestos e voz sejam veículos para narrar histórias, os modos e os meios de contar vão se alterando com a intenção de chegar ... -
Mediação de leitura literária : o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE)
Kich, Morgana (2015-10-01)A presente dissertação de mestrado está vinculada à linha de pesquisa Educação, Epistemologia e Linguagem do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O estudo discute práticas de mediação ... -
Mediação do prefácio em antologias selecionadas pelo PNBE 2013 / Ensino Médio
Morais, Caroline de (2020-10-22)A presente tese analisa o paratexto prefacial de obras antológicas pertencentes ao Acervo 3, do PNBE 2013, segmento Ensino Médio, investigando o texto do prefácio como mediador de leitura das antologias, ao promover a ... -
A mediação docente como estratégia para o aprimoramento da competência leitora
Gutierres, Athany (2014-06-03)Este estudo constituiu-se em uma alternativa às formas com as quais a literatura, na maioria das instituições escolares, vem sendo ensinada. O cunho historicista ao qual a disciplina se vinculou tem agregado poucos resultados ... -
Mostrar? Esconder? Seduzir? : o papel do narrador em obras do PNBE 2010
Volmer, Lovani (2015-07-15)Esta tese insere-se no campo da leitura do texto literário, mais especificamente de narrativas infantis, e centraliza sua atenção na atuação do narrador, instância narrativa responsável pela condução da nossa leitura e, ... -
Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão
Kaodoinski, Fabiana (2022-10-21)Este trabalho tem como objetivo central investigar sentidos da experiência acadêmica constituídos com base nas narrativas de estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior comunitária, matriculados no Currículo ... -
Narrativas literárias no livro didático : Apoema 6º e 7º ano
Ebbing, Eliana (2024-02-17)O ato de narrar acompanha o ser humano desde a antiguidade e, pelo papel que a narração desempenha na vida das pessoas, a narrativa literária foi eleita como o objeto de estudo desta pesquisa, a qual integra o grupo de ... -
Nem tudo que parece é: as bibliotecas comunitárias caxienses e as suas relações com o poder público municipal
Silveira, João Paulo Borges da (2022-04-29)Alicerçada no campo da Educação e em diálogo com a Biblioteconomia, esta tese estuda as bibliotecas comunitárias na perspectiva de espaços de transformação social no viés da educação não-formal. O problema de pesquisa visa ... -
O papel mediador de paratextos na leitura literária de estudantes do quarto ano no ensino fundamental
Furtado, Maria Isabel Silveira (2020-03-16)Esta dissertação tem como objetivo investigar, a partir do modo como estudantes interagem com exemplares selecionados pelo PNBE 2014, o papel dos paratextos dessas obras literárias na escolha/na leitura de um título pelas ... -
Uma possível leitura irônica das colunas femininas de Clarice Lispector
Almeida, Adriana Antunes de (2016-10-17)A escritora e jornalista Clarice Lispector escreveu durante nove anos, entre as décadas de 1950 e 19560, colunas femininas para três jornais cariocas. Suas colunas eram intituladas: “Entre mulheres”, “Feira de utilidades” ... -
A potência estética e humanizadora do contador de histórias
Vasconcelos, Roger Andrei de Castro (2024-01-27)O contar é uma forma de registrar e partilhar a experiência e a cultura humana às gerações. No Brasil, desde a criação do PROLER, o modo de compartilhar a literatura pela contação de histórias vem ganhando força e se ... -
Práticas e ambiências de leitura : reflexões a partir de escola de educação infantil em Nova Prata
Marchesini, Patricia (2022-02-11)Para as crianças experienciarem a leitura ainda bem pequenininhas, os responsáveis pela educação escolar precisam estar cientes de que a leitura é de suma importância para o indivíduo, tanto no âmbito social quanto individual. ... -
Processos de alfabetização em livros didáticos de 1º e 2º anos do ensino fundamental - PNLD 2019
Zanolla, Taciana (2020-01-27)Esta dissertação insere-se no contexto de questionamento sobre práticas escolares no sistema educacional brasileiro, cujos resultados, considerados insatisfatórios, se verificam nas salas de aula e em avaliações de larga ...