Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS: Envíos recientes
Mostrando ítems 81-100 de 2917
-
Serviços de saúde mental disponibilizados por tecnologias digitais para organizações brasileiras: análise de evidências científicas
(2025-02-04)Em decorrência da transformação digital, os serviços de saúde mental disponibilizados por tecnologias digitais para organizações brasileiras já são uma realidade, com lacunas no conhecimento científico. Esta pesquisa ... -
Fatores psicossociais e saúde mental relacionados ao contexto de trabalho do docente de ensino fundamental
(2025-02-01)Os docentes do Ensino Fundamental representam uma significativa parcela dos profissionais da educação no Brasil. As mudanças que vêm ocorrendo ao longo dos anos na educação, com reformas educacionais, reestruturação do ... -
Fatores psicossociais de proteção na relação professor e estudante a partir da pandemia de Covid-19
(2025-02-04)O relacionamento professor e estudante é objeto de estudo nas áreas da psicologia e da educação. Com o advento da pandemia Covid-19, houve significativas mudanças nessa relação. Esta pesquisa objetiva analisar fatores ... -
Caminhos de permanência : a resistência e o modo de vida dos quilombos de Banguelas em Prainha (PA)
(2025-01-29)O presente trabalho tem como objetivo analisar as dinâmicas do modo de vida e a resistência histórica das comunidades quilombolas em Prainha, buscando apresentar as práticas culturais, sociais, econômicas e ambientais que ... -
Medidas de comprimento : uma sequência didática na perspectiva interdisciplinar para o ensino fundamental
(2025-01-29)A presente dissertação é o relato de uma pesquisa acerca da elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática com práticas interdisciplinares voltado ao ensino e à aprendizagem das medidas de comprimento para o ... -
Processos de institucionalização do Grupo Escolar da Vila de Guaporé/RS (1926-1940)
(2025-01-28)Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, pertencente ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Os grupos escolares foram institucionalizados no Brasil durante o período republicano ... -
Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude
(2025-01-28)A escrita intitulada Na alfabetização: o que dizem as crianças negras sobre a negritude narra encontros que acontecem por meio de cinco ateliês-negritude, com crianças negras na alfabetização, matriculadas nas escolas ... -
O brincar de crianças em idade pré-escolar com deficiência Intelectual: considerações teóricas a partir de Vigotski
(2025-01-27)Esta dissertação tem como foco o estudo do desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência intelectual. A perspectiva teórica escolhida é a teoria histórico-cultural e o modelo social da deficiência. Entende-se, ... -
Relações da espiritualidade com oportunidades de aprendizagem, comprometimento organizacional, conflito de papéis e performance no trabalho
(2025-01-25)A espiritualidade nas organizações reconhece o funcionário como um ser humano integral, promovendo equilíbrio entre desempenho e realização pessoal. Diante do tempo dedicado ao ambiente corporativo e dos desafios enfrentados, ... -
Alfabetização ecológica como uma expressão do direito ambiental : uma análise a partir da educação ambiental
(2025-01-24)Esta dissertação aborda a alfabetização ecológica como uma expressão do direito ambiental, explorando sua relação com a educação ambiental e os princípios normativos que a sustentam. A pesquisa tem como base uma abordagem ... -
Direito ao nome das pessoas transgêneros no Brasil : significado e educação para a cidadania
(2025-01-24)A presente dissertação, desenvolvida na área de História, borda a relevância do direito à alteração de nome e gênero para a população trans no Brasil, estabelecendo a conexão desse direito com a dignidade, cidadania e o ... -
A contribuição da educação ambiental à inclusão e à acessibilidade da pessoa com deficiência : uma análise a partir do direito ambiental
(2025-01-23)A dissertação tem o escopo de analisar como a educação ambiental pode ampliar os processos de inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência a partir da perspectiva normativa e socioambiental. Aborda-se o tema da ... -
Mais uma vez e apesar de tudo, o que pode uma educação
(2025-01-23)Desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação, o estudo de doutoramento tem seu primeiro motor na suspeita freudiana de ... -
Atravessamentos e implicações na vida acadêmica de estudantes autistas no ensino superior
(2025-01-23)Esta pesquisa está circunscrita no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, sob a linha de pesquisa: Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva compreender os ... -
Direito transnacional financeiro, mudanças climáticas e o projeto Climate Scanner : o papel da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (INTOSAI) na mitigação dos riscos climáticos
(2025-01-21)As mudanças climáticas no Século XXI são uma das problemáticas a serem enfrentadas por toda a humanidade, sendo que as instituições a partir do ODS 16 "Paz, Justiça e Instituições Eficazes" passaram a promover projetos e ... -
Educação indígena Kaingang : mediações, histórias e memórias (Canela/RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa está vinculada à linha de pesquisa História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, curso de Mestrado da Universidade de Caxias do Sul. A investigação trata do grupo Kaingang que ... -
Educação musical não formal e autismo : estudo das percepções e práticas de professores de escola de música de Caxias do Sul (RS)
(2025-01-17)Esta pesquisa de mestrado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha de pesquisa Processos Educacionais, Linguagem, Tecnologia e Inclusão, objetiva analisar as percepções ...